Jornal Página 3
Coluna
Viagens & Turismo
Por Marcos Vinicios Pagelkopf

Venha Conhecer Santa Catarina

A região turística do Vale Europeu desmembrou 22 dos municípios, formando o circuito turístico "Caminhos do Alto Vale".

Outro dia fui convidado pela Fabiana Dickmann, assessora do Colegiado de Turismo da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e coordenadora do turismo desse circuito, para conhecer os novos roteiros, conheci o primeiro, o Hammônia Gruppe na cidade de Ibirama.

E convido vocês a irmos juntos conhecer o circuito turístico Caminhos do Alto Vale.

Para quem está no litoral, a dica é iniciar pelo Vale Europeu entrando na cidade de Pomerode, fugindo do trânsito da BR 470. Nesse roteiro você vivenciará cultura, arquitetura e gastronomia tipicamente alemã, italiana e polonesa, e claro os mais belos visuais para aquelas fotos inesquecíveis.

Vamos lá.

Chegando em Pomerode conheça o portal e reserve um tempinho para dar um circulada pelo menos no centro da cidade, pode ser de carroça que é um dos atrativos da cidade mais alemã do Brasil, um meio de transporte inusitado que marca as raízes da colonização, vale a experiência.

Próxima parada em Timbó, claro na Taphyoca, para fotos e aquele chopp para quem não está dirigindo, e se bater aquela fome o restaurante da Taphyoca irá te surpreender. Depois do descanso em Timbó pé na estrada, siga sentido a Rodeio, a cidade do Caminhos dos Anjos, das vinícolas e da gastronomia italiana.

Bem ao lado está Ascurra, que também predomina a origem Italiana, parada obrigatória nas vinícolas, a Mondini é no nosso roteiro, localizada na região de Guaricanas, que faz parte do circuito do cicloturismo. Siga as placas, o caminho é a serra da Guaricanas que dá acesso a Ibirama onde é o nosso destino.

No fim da serra já estaremos em Ibirama na região do alto Sillim, ou Rio Sillim, onde tem o restaurante Da Horta para Mesa, a Atafona totalmente movida a água com mais de cem anos de atividades do seu Manfred, e com certeza ir na Ilha da Bromélias que é administrada pela Sarita.

Se seguir a rota, será a hora do café em Ibirama, não deixe de viver essa experiência na ilhas das Bromélias, além da ecologia as dicas da Sarita e do seu Manfred levarão você nos encantos do Caminhos do Alto Vale.

Se você optar por dormir na região tem a opção de conhecer uma pousada sitio, pousada Passold que tem as acomodações e o tratamento que você merece pois o dia foi longo.

No outro dia após conhecer o sitio e saborear das delicias caseiras, os Passold cultivam abelhas e mel, carro chefe do sitio. 

Não deixe de experimentar a cachaça de mel, e claro para quem gosta é só comprar direto da fonte, direto do barril de carvalho envelhecido a décadas.

E aos amantes de adrenalina, ecologia, trilhas e cachoeiras, estamos no lugar certo, mais de 70 cachoeiras, rafting, tirolesa, rappel, formações rochosas, vales e montanhas cobrem toda a região.

Fica a dica: para não se frustrar e deixar de conhecer aquela cachoeira ou aquele determinado local, contrate ou busque informações com um guia.

Venha conhecer.
Venha sentir essas emoções.
Venha viver essas experiências.

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 13/10/2016 às 14h14 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade





publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br