Jornal Página 3
Coluna
Viagens & Turismo
Por Marcos Vinicios Pagelkopf

Porto Belo é diversão além de praia e mar

Fui convidado pela minha amiga Renata Rocha que administra um atrativo que tem tudo a ver com o verão catarinense, o Parque Aquático Porto das Águas, em Porto Belo. Como estou com muitas visitas agendadas combinamos fazer uma matéria num sistemas de convivência com um grupo de jovens que tem muita energia para gastar. Passei o comando desse reconhecimento a minha auxiliar nos textos e nas publicações que faço nas redes sociais e nas colunas que escrevo, Camila Pagelkopf Moro, que aceitou fazer a visita com um grupo de amigos. Foram com a missão de analizar e com certeza se divertitir e sentir as emoções que você terá indo conhecer o Parque Porto das Águas em Porto Belo.

Vejo este como um atrativo turístico que corresponde a todo perfil de pessoas.

O Parque é amplo e arborizado, além da exelente organização, a higiene e a limpeza das piscinas foi um dos aspecto positivos, esse é um dos requisitos fundamentais, além da segurança que a Renata tem como prioridade juntamente com seus colaboradores. Outro fator que chamou a atenção, como estavam num grupo de cinco amigos e o parque  estava com um número considerável de clientes, foi a privacidade, pois tem vários quiosques em forma de camarotes exclusivos, onde você, seus amigos ou familiares tem umterritório estilo privado, num complexo turístico dividido com os demais clientes.

A segurança é bem supervisionada nos vários tobogans e piscinas, que são monitorados pelos salva vidas e monitores. O Parque tem além dos bares e lanchonetes na praça de alimentação um atendimento diferenciado, um bar aquático. O restaurante oferece comidas variadas para todos os gostos, com opções para vegetarianos e para os gostos mais exigentes quando se fala em frutos do mar.

Os atrativos são inúmeros, tem free falls, kamikases, toboáguas, piscina com bar, piscinas interligadas, piscina infantil, e uma piscina enorme com 56m que tem um kamikase de 68m de comprimento e 16m de altura. Com tantos equipamentos para o seu lazer, faça igual a Camila, organize seu grupo de amigos ou familiares e venha aproveitar os últimos dias de calor num dos mais refrescantes e divertidos parque aquático da nossa região, o Parque Aquático Porto das Águas.

Venha para Porto Belo, a dica é tirar um dia de lazer no Parque e ir conhecer a Ilha João da Cunha, num maravilhso passeio de barco, pois o Parque está bem proximo dessa opção.

Endereço:

Av. Gov. Celso Ramos, 1499, Porto Belo - SC

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 29/02/2016 às 22h58 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

O Vale Europeu que a Globo não mostrou

Com toda certeza, o programa foi show. Turisticamente aprovado, deu para ter uma ideia do que temos em Santa Catarina além do maravilhoso litoral.

Além de fazer um pedal no circuito do cicloturismo do vale, que é fantástico, e ter uma experiência de convivência em um autêntico sitio nos moldes do acolhidos da colônia, que é a onda do momento, o Vale Europeu tem muito mais! 

O rio Itajaí Açu que serpenteia a grande maioria dos pequenos municípios que representam o Vale Europeu. Ilhota a cidade capital catarinense da moda praia que é a primeira cidade do circuito Vale Europeu. As margens dessa o rio que hoje proporciona a adrenalina numa ou na melhor via de rafting do Brasil, nas corredeiras que outrora serviu de acesso às primeiras levas de imigrantes vindo da Europa.

A religiosidade de Nova Trento com representatividade da primeira santa brasileira, e sua cultura trentina. Sua gastronomia e suas vinícolas que produzem um dos melhores vinhos da região, juntamente com Brusque que tem a fama da cidade da moda, e a Ecológica Guabiruba bem ao lado de Botuverá.

Apiúna, Ascurra e Ibirama, com a maioria de seus descendentes italianos e poloneses tem atrativos culturais e históricos. A região escolhida pelos Mondini, pioneiros no Brasil no sistema da plantação de arroz irrigado, e também das vinícolas com as belas cepas. A Maria fumaça que trasportou esse desenvolvimento durante décadas e que hoje proporciona um espetacular passeio cultural histórico e ecológico.

Ascurra e Ibirama, celeiro dos atrativos turísticos de aventura, uma das maiores tirolesas do Brasil, a 100 m do Vale dos Anjos. Os restaurantes ao ar livre e também as exóticas ilhas do Itajaí Açú que proporcionam muita ecologia regada a gastronomia, pois ali tem um dos únicos restaurantes e café colonial numa ilha fluvial no Brasil.

As cervejarias artesanais que são ícones da história e cultura de várias cidades do Vale. Os canyons e as formações rochosas da região de Ibirama como a Cruz de Pedra e suas cachoeiras em Witmarsum, Dona Emma, e Presidente Getúlio, região de Ituporanga e Alfredo Wagner que é capital das nascentes.

A Globo mostrou um pouco dos atrativos da Santa & Bela Catarina que o Vale Europeu tem a oferecer, e postei apenas mais alguns que temos. Outra coisa que a Globo não explicou é que somos um povo hospitaleiro, trabalhador e ordeiro. Estamos num lugar de oportunidades, onde o dia começa antes das 5h e termina antes das 21h, não temos carnaval nem feriados. temos nossas festas regadas a gastronomia e muita cerveja.

Venha conhecer ou até viver no Vale Europeu ou no Vale Encantado, mas traga em sua bagagem a vontade de dar continuidade à preservação de nossa cultura, nossas comunidades e também preservar a nossa natureza.

Venha conhecer o que a Globo não mostrou.

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 22/02/2016 às 19h08 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Rafting, o esporte que tem tudo a ver com turismo

Já pratiquei rafting em vários rios de Santa Catarina e do Paraná. E essa emocionante e atraente atividade esportiva e turística em Santa Catarina é que diferencia os serviços prestados pela Ibirama Rafitng que garante uma atividade que é relativamente de risco em uma emocionante aventura com segurança.

A Ibirama Rafting é administrada pelo lendário Darcio Lucas, que conhece e pratica profissionalmente nas corredeiras do Itajaí Açu e rio Hercilio Luz há mais de 22 anos, e desde a época de sua infâcia e adolescência vem explorando os cantos e recantos da Serra da Leoa e toda região as margens do Itajaí Açu no Vale Europeu.

As atividades têm início com um termo que permite o uso das imagens e um cadastro aceitando as normas e responsabilidades. A Ibirama Rafting tem um trabalho de fotos e imagens que é feita pelos anjos da guarda que estão presentes em cada parte do percurso serpenteado do Itaja Açu.

Os anjos/fotógrafos ajudam no direcionamento e na parte de resgate de remos e dos participantes, capturam as melhores imagens que você ja viu e teve em uma atividade radical leve. Os colaboradores do Darcio, trabalham de uma forma bem regrada, onde cada bote é acompanhado de dois a três caiaques de salvamento, e se você pedir para fazer todo o percurso sem tombar o bote, é prontamente atendido pelo responsável da atividade, que tem como prioridade a integridade de cada participante.
 

O inicio da aventura é nas margens do rio Itajaí Açu. Logo após do batismo, os participantes são levados às margens do rio. Ali os intrutores depois de dropar o barraco posicionam o bote e se iniciam as instruções do esporte e é feito um pequeno treino nas corredeira tranquilas do rio.

A partir desse momento são aproximadamente três horas de muita diversão, adrenalina, ecologia e cultura, pois o percurso passa rente as ruínas de pontes de ferro e túneis da antiga ferrovia. Todos botes se encontram em fila no sentido da fortes correntes do rio. Nesse momento fica uma das maiores e mais radicais descidas. O trabalho organizado e eficaz dos instrutores revela que o que estamos vivendo é um esporte sem competições com muitas ações, emoções e respeito com a natureza e ao próximo.

Venha viver essa emoção de pura adrenalina com muita segurança.

Após o rafting se o seu coração aguentar, a dica é fazer a Tirolesa de Ibirama (também administrada por Darcio Lucas), que tem o percurso de mil metros em uma altura de 600 metros ligando duas montanhas num panorama sensacional.

Para quem quer passar a noite, a dica é conhecer Witmarsum e se hospedar no Sitio Pousada Recanto da Natureza que é administrado pela minha amiga Edi Lunelli. O sitio é nos moldes Acolhidos na Colônia (que é muito usado na Europa).

Para o almoço sugiro o Restaurante Sabor da Estação, pois está bem próximo ao Rafting e no caminho da Tirolesa.

Contato para Rafting - Ibirama Rafting

(47) 8813-1895 - Darcio Lucas

Contato do Sitio Pousada Recanto da Natureza

(47) 8445-4887 ou 9644-5744 - Edi Lunelli

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 16/02/2016 às 16h13 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Aventura, adrenalina e um dia na colônia no Vale Europeu.

Nessa visita ao Vale Europeu, fui convidado pela proprietária do Sitio Pousada Recanto da Natureza de Witmarsum e pelo Darcio Lucas proprietário da Ibirama Rafting.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Por hora vou apresentar uma forma de turismo atípico do tradicional que me foi oferecido, no qual convidei para participar e sentir o resultado e suas conclusões um casal: ele médico e ela designer e uma amiga com seu neto.  Ambos viajaram para vários países e me relataram que vivenciaram algo semelhante assim na Europa, onde é comum e muito bem aceita a convivência na vida rural como forma de turismo e lazer, usando as estalagens e a maravilhosa gastronomia orgânica como atrativo, sem falar de quem não viveu momentos na vida em um sitio da vô do ou tio ou de quem não tem desejo de ver tirar o leite diretamente da vaca, sentir os gostos e cheiros da cozinha rural, é uma volta ao passado e também uma nova experiência para o futuro.

Nessa ação no Vale Europeu, selecionei um roteiro que inclui cultura, esporte aventura, trilhas ecológicas e o diferencial que é a convivência no sitio Recanto da Natureza. Saímos de Balneário Camboriú e fomos diretamente a Apiúna na base do Ibirama Rafting, e fomos recepcionados pelo Darcio e seus colaboradores. Como a saída é às 9h tivemos que correr e trocar de roupa rápido para  passar pelo aquecimento e pelo batismo que é muito descontraído.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Eu já pratiquei o rafting em vários rios e a cada retorno a essa atividade vem a apreensão, que é comum e faz parte do divertimento, e temos que saber que é muito seguro e que eles são muito profissionais.  As corredeiras e as encostas do rio Itajaí Açu o maior do Estado são espetaculares, um show onde a apresentação é feita pela natureza.

Depois de quase três horas de divertida e emocionante decida, fomos almoçar num restaurante formidável que tem como papel de fundo o rio Itajaí e uma das pontes de ferro trazida da Alemanha para construção da saudosa ferrovia. Falando em ferrovia, o restaurante tem o nome de Sabor da Estação, pois está bem em frete a estação da Maria Fumaça, em Apiuna,

Após a seção gastronômica, fomos em direção a Ibirama para voar na maior tirolesa urbana da região, lá fomos recebidos pelos apoiadores dos serviços do Darcio, a Marcieli, o Jean e o Luciano.  Após sermos transportados ao alto da colina em Ibirama, vemos a distância dos mil metros que ligam os dois lados dessa emoção, vemos a vista da cidade, do rio, da Mata Atlântica conjugado com a adrenalina de estar a uma altura de mais de 600 metros apenas por dois cabos. É espetacular, venha viver essas emoções.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Seguimos em direção às cachoeiras  na cidade de Presidente Getulio e Witmarsum , onde está a tão esperada experiência de ser acolhido por uma família na colônia. A primeira impressão é de estar num sitio mesmo. Tem lagoa, vacas, galinhas, horta orgânica e uma vida de sitiante, mas com um diferencial que é a Edi e sua mãe dona Emilia, duas guerreiras, filha e neta de imigrantes desbravadores, onde hoje sozinhas seguem driblando dia a dia os obstáculos da vida no meio rural. O calor humano a alegria no olhar delas, contagia e parece que nos conhecíamos há tempo. Elas produzem além da horta e peixes, artesanatos, rendas, tolhas e colchas, vinhos, licores, queijos, salames, geleias, nata, e ricota. O café da manhã da D. Emília é sem palavras, para quem quiser pode ser com leite tirado direto da vaca, o famoso Camargo.

Veja bem, é um dia no sitio, ou melhor, uma convivência na casa dos sitiantes, sendo que os dormitórios são separados da casa principal, mas com toda infraestrutura necessária para o bem estar. Tudo muito simples. Você terá o aconchego de um  fogão a lenha para aquecer mesmo nas noites de verão, do calor humano das duas senhoras na hora de convidar para o jantar e para o café da manhã contando seus relatos, suas historias e sobre seus produtos ali produzidos.  Com cores e sabores trazidos na bagagem dos seus antecedentes imigrantes europeus, que escolheram a nossa Santa Catarina para viver.  

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

É fantástico e a meu ver são elas os ícones ou símbolos da nossa Santa & Bela Catarina. Venham viver essas emoções, venham conhecer o melhor do Vale Europeu.

Como foram muitos os atrativos e equipamentos visitados, irei publicar na próxima matéria a continuação do reconhecimento do Vale Europeu.

 

Contato para reservas da Pousada Recanto da Natureza em Witmarsum

Edi Lunelli

47- 8445-4887 (Oi)

WhatsApp 47-9644-5744 (Tim)

e-mail: edilunelli@hotmail.com

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 02/02/2016 às 16h00 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Venha relaxar nesse Carnaval na Santa & Bela Catarina

Essa é para quem quer fugir do Carnaval e aproveitar com muita qualidade os quatro dias de folia, confira:

Quem não tem paciência para ouvir marchinhas, pode aproveitar os quatro dias de folia nos atrativos selecionados que visitei juntamente com os Guias de Turismo em 2015.

Entre os melhores lugares que visitamos, selecionei três opções que correspondem a pedida, sossego, bem estar e ótima gastronomia junto à natureza.

Foto Refugio das Montanhas

Pousada Refúgio das Montanhas - Praia Grande - Caminhos dos Canyons

Essa pousada tem um aspecto único e peculiar, pois toda a estrutura foi feita pelo artista e proprietário "Glai". Para quem aprecia arte e bom gosto, e busca o lazer conjugado com sossego, vá conhecer e desfrutar da natureza nos Canyons de Praia Grande, quem atende e recepciona é a minha amiga Silvana Silveira, contato:

fones: +55 (48) 91583613 ou +55 (48)91338065.
(ainda há vagas p/ o carnaval)

Guia local Claudio Ponsoni e Elisabete Zanfir - (54) 9945-0884 (48) 9146-8062

Foto Fazenda Campinho

Pousada Fazenda Campinho - Alfredo Wagner - Capital das Nascentes.

Essa pousada além de ter uma qualidade espetacular, está envolvida num leque de atrações que podem ser compartilhadas por todos os gostos, pois tem a estrutura sediada numa fazenda aos pés da Serra Catarinense, onde você pode escolher ficar relaxando na estância rural Campinho, ou ir em busca de muita natureza que a Capital das Nascentes tem para oferecer.

Quem recepciona com muito carisma é a Elenice Cidral que além de reservar a pousada irá direcionar você aos atrativos locais, que envolvem desde Parque Aquático. cavalgadas a trilhas para ver cachoeiras cavernas e formações rochosas inigualável.

Guia local: Renan Schuller - 048 8419-3590

Localização:
Estrada Geral Lomba Alta
Alfredo Wagner SC
48 8832 8515
48 91428887 (ainda há vagas p/ o carnaval)

Foto Pousada Toca o Índio

Pousada Toca do Índio - Benedito Novo - Vale Europeu

Muita ecologia e cultura regada com a melhor gastronomia europeia do Vale Europeu. Pousada Toca do Índio em Benedito Novo. A proprietária da pousada, minha amiga Gisèlle Deeke, que tem como jardim a mata atlântica com nascentes e grutas, vai direcioná-los na região para aproveitar os quatro dias. Vale a pena conhecer Dr, Pedrinho e também Timbó que é a Pérola do Vale. Hospedagens, trilhas, visitas à cachoeiras e cavernas, gastronomia colonial, lagoas para pesca, cavalgadas, horta orgânica, etc.

Guia regional Vera Lúcia Rodrigues - 47 99770522

Pousada:
Contato : 47-9923.9305 WhatsApp
Estrada Geral Serra São João, S/N
Benedito Novo
047 3036-5375 (ainda há vagas p/ o carnaval)

 

Outros contatos:

Paulo ClassTur 99756286 ( Para contratar vans e carros excutivos )

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 19/01/2016 às 15h16 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Com chuva ou Sol, Santa Catarina é Sensacional

 Praias ou Cultura com muita diversão.

Fotos Marcos Vinicios Pagelkopf

Caixa D'aço

Para a primeira dica de turismo do ano eu estava pensando em uma praia paradisíaca, com sombra de árvores da Mata Atlântica na areia, som dos pássaros, águas cristalinas como o visual do caribe, e não é uma escolha difícil porque temos tantas e ótimas opções, mas o clima não direcionava meus pensamentos a esses destinos por causa da chuva e do vento frio soprando do sul em pleno Janeiro, então formulei duas opções. Caso chova temos cervejarias, vinícolas, museus, entretenimentos in door, gastronomia e diversão no Vale Europeu, e se o rei sol predominar, a dica é a praia do Estaleiro na Enseda do Caixa D'Aço em Porto Belo.
 
A praia do Estaleiro, tem um ar de Caribe, a areia branca em contraste com os tons verdes da Mata Atlântica unindo na composição da transparência da água verde esmeralda. Para se chegar nessa pequena enseada situada no município de Porto Belo, segue até a subida de Bombas, e antes de subir, pega a primeira entrada a esquerda sentido Praia do Araçá e Estaleiro, na pista tem placas indicando o acesso. Um ponto de referência é a fabrica Pioneira de Pescados, que está bem na entrada do Araçá. Falando no Araçá, você vai passar bem no centrinho dessa vila pitoresca de pescadores que remete ao mais rústico estilo de pescadores açorianos da região de Porto Belo, parada obrigatória para fotos e ouvir o sotaque caiçara dos simpáticos e descontraídos senhores do mar.
 
 
 
Seguindo a via, pois é único acesso de ida e volta ao Estaleiro, são 3km que separa você da famosa enseado do Caixa D'Aço. Ali se pode estacionar e manobrar, no local tem um belveder natural, com mirante e trilha ecológica. O parque leva o nome de Parque Ecológico Fritz Müller, memorável pesquisador e porta voz do Charles Darwin, pai da teoria da evolução, que apelidou Fritz de príncipe da observação, em que sua função era de catalogar e descrever a fauna e flora da Mata Atlântica em Santa Catarina, onde teve grande responsabilidade e ajuda nas obras de Darwin. Mas a continuação dessa historia fica na segunda opção se chover.
 
Seguimos rumo ao paraíso, depois de se deparar com o mirante Costa Esmeralda você verá a placa do estacionamento da Praia do Estaleiro. Se tiver lotado - que se der sol vai estar - a opção é estacionar na via, e próximo às casas de pescadores. Você tem duas formas de chegar na praia: uma pelo estacionamento e a outra mais exótica por uma trilha ecológica que reúne nascentes, Mata Atlântica, som dos pássaros e o visual da encantadora praia do Estaleiro. No local tem um único bar do sr. Pipoca, nativo muito descontraído, vale apena degustar dos frutos do mar frescos e o melhor com os pés na areia.
 
Estando em Porto Belo não deixe de conhecer a Ilha João da Cunha, e de saborear um drink em um dos bares flutuantes da Enseada.
 

Igreja Luterna vista do Museu do Imigrante de Pomerode 
 
Agora se o tempo continuar assim fechado como está nesse momento em que estou escrevendo essas dicas, o melhor é direcionar seu destino ao Vale Europeu, ali você pode escolher roteiro das vinícolas, que têm degustação e visitas ao seu interior, saboreando os melhores vinhos dali e comendo uma deliciosa macarronada regada com as receitas trazidas de Trento, na Itália, nas bagagens das nonas e dos primeiros imigrantes.

Vinho e Italianos

A dica é Brusque e Nova Trento, cultura Italiana com compras e muito vinho. Estando lá não deixe de conhecer a vinícola Vô Luiz e os Santuarios da Madre Paulina primeira santa brasileira e o da Nossa Senhora do Bom Socorro que tem um dos mais belos visuais da região avistando o litoral, parte do Vale Europeu e do rio Tijucas. A indicção é comer no Sitio Nona Lurdes ou nas diversas cantinas itaianas que não tem erro, "tutti buona gente".
 

Museu do Cristal - Blumenau
 
Agora se você tem tendência e queda pelas alegrias e gostos dos germânicos, como um gostoso chopp gelado fabricado artesanalmente, a dica é Blumenau. Em Timbó e Pomerode, além dos pratos típicos você pode conhecer as melhores cervejarias artesanais de Santa Catarina e visitar museus  diversificados como o da cerveja, do cristal, da água e o do famoso Fritz Müller, aquele lá da Enseda do CaixaD'Aço, sim ele vivia em Blumenau e sua casa foi transformada e tombada para abrigar o museu que tem um grande arsenal com muitos utensílios, ferramentas e obras feita pelo príncipe da observação.
 
Sando de Blumenau não deixe de conhecer Timbó que é a Perola do Vale  e no retorno Pomerode a mais alemã do Brasil, fechando o dia com estilo europeu, chocolates cervejas e muita diversão, venha viver Santa Catarina com chuva ou com Sol, o nosso estado é sensacional.
Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 06/01/2016 às 13h25 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br