Jornal Página 3
Coluna
Viagens & Turismo
Por Marcos Vinicios Pagelkopf

Aventura, adrenalina e um dia na colônia no Vale Europeu.

Nessa visita ao Vale Europeu, fui convidado pela proprietária do Sitio Pousada Recanto da Natureza de Witmarsum e pelo Darcio Lucas proprietário da Ibirama Rafting.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Por hora vou apresentar uma forma de turismo atípico do tradicional que me foi oferecido, no qual convidei para participar e sentir o resultado e suas conclusões um casal: ele médico e ela designer e uma amiga com seu neto.  Ambos viajaram para vários países e me relataram que vivenciaram algo semelhante assim na Europa, onde é comum e muito bem aceita a convivência na vida rural como forma de turismo e lazer, usando as estalagens e a maravilhosa gastronomia orgânica como atrativo, sem falar de quem não viveu momentos na vida em um sitio da vô do ou tio ou de quem não tem desejo de ver tirar o leite diretamente da vaca, sentir os gostos e cheiros da cozinha rural, é uma volta ao passado e também uma nova experiência para o futuro.

Nessa ação no Vale Europeu, selecionei um roteiro que inclui cultura, esporte aventura, trilhas ecológicas e o diferencial que é a convivência no sitio Recanto da Natureza. Saímos de Balneário Camboriú e fomos diretamente a Apiúna na base do Ibirama Rafting, e fomos recepcionados pelo Darcio e seus colaboradores. Como a saída é às 9h tivemos que correr e trocar de roupa rápido para  passar pelo aquecimento e pelo batismo que é muito descontraído.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Eu já pratiquei o rafting em vários rios e a cada retorno a essa atividade vem a apreensão, que é comum e faz parte do divertimento, e temos que saber que é muito seguro e que eles são muito profissionais.  As corredeiras e as encostas do rio Itajaí Açu o maior do Estado são espetaculares, um show onde a apresentação é feita pela natureza.

Depois de quase três horas de divertida e emocionante decida, fomos almoçar num restaurante formidável que tem como papel de fundo o rio Itajaí e uma das pontes de ferro trazida da Alemanha para construção da saudosa ferrovia. Falando em ferrovia, o restaurante tem o nome de Sabor da Estação, pois está bem em frete a estação da Maria Fumaça, em Apiuna,

Após a seção gastronômica, fomos em direção a Ibirama para voar na maior tirolesa urbana da região, lá fomos recebidos pelos apoiadores dos serviços do Darcio, a Marcieli, o Jean e o Luciano.  Após sermos transportados ao alto da colina em Ibirama, vemos a distância dos mil metros que ligam os dois lados dessa emoção, vemos a vista da cidade, do rio, da Mata Atlântica conjugado com a adrenalina de estar a uma altura de mais de 600 metros apenas por dois cabos. É espetacular, venha viver essas emoções.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Seguimos em direção às cachoeiras  na cidade de Presidente Getulio e Witmarsum , onde está a tão esperada experiência de ser acolhido por uma família na colônia. A primeira impressão é de estar num sitio mesmo. Tem lagoa, vacas, galinhas, horta orgânica e uma vida de sitiante, mas com um diferencial que é a Edi e sua mãe dona Emilia, duas guerreiras, filha e neta de imigrantes desbravadores, onde hoje sozinhas seguem driblando dia a dia os obstáculos da vida no meio rural. O calor humano a alegria no olhar delas, contagia e parece que nos conhecíamos há tempo. Elas produzem além da horta e peixes, artesanatos, rendas, tolhas e colchas, vinhos, licores, queijos, salames, geleias, nata, e ricota. O café da manhã da D. Emília é sem palavras, para quem quiser pode ser com leite tirado direto da vaca, o famoso Camargo.

Veja bem, é um dia no sitio, ou melhor, uma convivência na casa dos sitiantes, sendo que os dormitórios são separados da casa principal, mas com toda infraestrutura necessária para o bem estar. Tudo muito simples. Você terá o aconchego de um  fogão a lenha para aquecer mesmo nas noites de verão, do calor humano das duas senhoras na hora de convidar para o jantar e para o café da manhã contando seus relatos, suas historias e sobre seus produtos ali produzidos.  Com cores e sabores trazidos na bagagem dos seus antecedentes imigrantes europeus, que escolheram a nossa Santa Catarina para viver.  

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

É fantástico e a meu ver são elas os ícones ou símbolos da nossa Santa & Bela Catarina. Venham viver essas emoções, venham conhecer o melhor do Vale Europeu.

Como foram muitos os atrativos e equipamentos visitados, irei publicar na próxima matéria a continuação do reconhecimento do Vale Europeu.

 

Contato para reservas da Pousada Recanto da Natureza em Witmarsum

Edi Lunelli

47- 8445-4887 (Oi)

WhatsApp 47-9644-5744 (Tim)

e-mail: edilunelli@hotmail.com

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 02/02/2016 às 16h00 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Venha relaxar nesse Carnaval na Santa & Bela Catarina

Essa é para quem quer fugir do Carnaval e aproveitar com muita qualidade os quatro dias de folia, confira:

Quem não tem paciência para ouvir marchinhas, pode aproveitar os quatro dias de folia nos atrativos selecionados que visitei juntamente com os Guias de Turismo em 2015.

Entre os melhores lugares que visitamos, selecionei três opções que correspondem a pedida, sossego, bem estar e ótima gastronomia junto à natureza.

Foto Refugio das Montanhas

Pousada Refúgio das Montanhas - Praia Grande - Caminhos dos Canyons

Essa pousada tem um aspecto único e peculiar, pois toda a estrutura foi feita pelo artista e proprietário "Glai". Para quem aprecia arte e bom gosto, e busca o lazer conjugado com sossego, vá conhecer e desfrutar da natureza nos Canyons de Praia Grande, quem atende e recepciona é a minha amiga Silvana Silveira, contato:

fones: +55 (48) 91583613 ou +55 (48)91338065.
(ainda há vagas p/ o carnaval)

Guia local Claudio Ponsoni e Elisabete Zanfir - (54) 9945-0884 (48) 9146-8062

Foto Fazenda Campinho

Pousada Fazenda Campinho - Alfredo Wagner - Capital das Nascentes.

Essa pousada além de ter uma qualidade espetacular, está envolvida num leque de atrações que podem ser compartilhadas por todos os gostos, pois tem a estrutura sediada numa fazenda aos pés da Serra Catarinense, onde você pode escolher ficar relaxando na estância rural Campinho, ou ir em busca de muita natureza que a Capital das Nascentes tem para oferecer.

Quem recepciona com muito carisma é a Elenice Cidral que além de reservar a pousada irá direcionar você aos atrativos locais, que envolvem desde Parque Aquático. cavalgadas a trilhas para ver cachoeiras cavernas e formações rochosas inigualável.

Guia local: Renan Schuller - 048 8419-3590

Localização:
Estrada Geral Lomba Alta
Alfredo Wagner SC
48 8832 8515
48 91428887 (ainda há vagas p/ o carnaval)

Foto Pousada Toca o Índio

Pousada Toca do Índio - Benedito Novo - Vale Europeu

Muita ecologia e cultura regada com a melhor gastronomia europeia do Vale Europeu. Pousada Toca do Índio em Benedito Novo. A proprietária da pousada, minha amiga Gisèlle Deeke, que tem como jardim a mata atlântica com nascentes e grutas, vai direcioná-los na região para aproveitar os quatro dias. Vale a pena conhecer Dr, Pedrinho e também Timbó que é a Pérola do Vale. Hospedagens, trilhas, visitas à cachoeiras e cavernas, gastronomia colonial, lagoas para pesca, cavalgadas, horta orgânica, etc.

Guia regional Vera Lúcia Rodrigues - 47 99770522

Pousada:
Contato : 47-9923.9305 WhatsApp
Estrada Geral Serra São João, S/N
Benedito Novo
047 3036-5375 (ainda há vagas p/ o carnaval)

 

Outros contatos:

Paulo ClassTur 99756286 ( Para contratar vans e carros excutivos )

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 19/01/2016 às 15h16 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Com chuva ou Sol, Santa Catarina é Sensacional

 Praias ou Cultura com muita diversão.

Fotos Marcos Vinicios Pagelkopf

Caixa D'aço

Para a primeira dica de turismo do ano eu estava pensando em uma praia paradisíaca, com sombra de árvores da Mata Atlântica na areia, som dos pássaros, águas cristalinas como o visual do caribe, e não é uma escolha difícil porque temos tantas e ótimas opções, mas o clima não direcionava meus pensamentos a esses destinos por causa da chuva e do vento frio soprando do sul em pleno Janeiro, então formulei duas opções. Caso chova temos cervejarias, vinícolas, museus, entretenimentos in door, gastronomia e diversão no Vale Europeu, e se o rei sol predominar, a dica é a praia do Estaleiro na Enseda do Caixa D'Aço em Porto Belo.
 
A praia do Estaleiro, tem um ar de Caribe, a areia branca em contraste com os tons verdes da Mata Atlântica unindo na composição da transparência da água verde esmeralda. Para se chegar nessa pequena enseada situada no município de Porto Belo, segue até a subida de Bombas, e antes de subir, pega a primeira entrada a esquerda sentido Praia do Araçá e Estaleiro, na pista tem placas indicando o acesso. Um ponto de referência é a fabrica Pioneira de Pescados, que está bem na entrada do Araçá. Falando no Araçá, você vai passar bem no centrinho dessa vila pitoresca de pescadores que remete ao mais rústico estilo de pescadores açorianos da região de Porto Belo, parada obrigatória para fotos e ouvir o sotaque caiçara dos simpáticos e descontraídos senhores do mar.
 
 
 
Seguindo a via, pois é único acesso de ida e volta ao Estaleiro, são 3km que separa você da famosa enseado do Caixa D'Aço. Ali se pode estacionar e manobrar, no local tem um belveder natural, com mirante e trilha ecológica. O parque leva o nome de Parque Ecológico Fritz Müller, memorável pesquisador e porta voz do Charles Darwin, pai da teoria da evolução, que apelidou Fritz de príncipe da observação, em que sua função era de catalogar e descrever a fauna e flora da Mata Atlântica em Santa Catarina, onde teve grande responsabilidade e ajuda nas obras de Darwin. Mas a continuação dessa historia fica na segunda opção se chover.
 
Seguimos rumo ao paraíso, depois de se deparar com o mirante Costa Esmeralda você verá a placa do estacionamento da Praia do Estaleiro. Se tiver lotado - que se der sol vai estar - a opção é estacionar na via, e próximo às casas de pescadores. Você tem duas formas de chegar na praia: uma pelo estacionamento e a outra mais exótica por uma trilha ecológica que reúne nascentes, Mata Atlântica, som dos pássaros e o visual da encantadora praia do Estaleiro. No local tem um único bar do sr. Pipoca, nativo muito descontraído, vale apena degustar dos frutos do mar frescos e o melhor com os pés na areia.
 
Estando em Porto Belo não deixe de conhecer a Ilha João da Cunha, e de saborear um drink em um dos bares flutuantes da Enseada.
 

Igreja Luterna vista do Museu do Imigrante de Pomerode 
 
Agora se o tempo continuar assim fechado como está nesse momento em que estou escrevendo essas dicas, o melhor é direcionar seu destino ao Vale Europeu, ali você pode escolher roteiro das vinícolas, que têm degustação e visitas ao seu interior, saboreando os melhores vinhos dali e comendo uma deliciosa macarronada regada com as receitas trazidas de Trento, na Itália, nas bagagens das nonas e dos primeiros imigrantes.

Vinho e Italianos

A dica é Brusque e Nova Trento, cultura Italiana com compras e muito vinho. Estando lá não deixe de conhecer a vinícola Vô Luiz e os Santuarios da Madre Paulina primeira santa brasileira e o da Nossa Senhora do Bom Socorro que tem um dos mais belos visuais da região avistando o litoral, parte do Vale Europeu e do rio Tijucas. A indicção é comer no Sitio Nona Lurdes ou nas diversas cantinas itaianas que não tem erro, "tutti buona gente".
 

Museu do Cristal - Blumenau
 
Agora se você tem tendência e queda pelas alegrias e gostos dos germânicos, como um gostoso chopp gelado fabricado artesanalmente, a dica é Blumenau. Em Timbó e Pomerode, além dos pratos típicos você pode conhecer as melhores cervejarias artesanais de Santa Catarina e visitar museus  diversificados como o da cerveja, do cristal, da água e o do famoso Fritz Müller, aquele lá da Enseda do CaixaD'Aço, sim ele vivia em Blumenau e sua casa foi transformada e tombada para abrigar o museu que tem um grande arsenal com muitos utensílios, ferramentas e obras feita pelo príncipe da observação.
 
Sando de Blumenau não deixe de conhecer Timbó que é a Perola do Vale  e no retorno Pomerode a mais alemã do Brasil, fechando o dia com estilo europeu, chocolates cervejas e muita diversão, venha viver Santa Catarina com chuva ou com Sol, o nosso estado é sensacional.
Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 06/01/2016 às 13h25 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Ecologia, águas termais, turismo rural, fé e muitas fotos

Para quem está buscando um atrativo diferente com muitas emoções e sensações, eu indico a região de Alfredo Wagner, que está localizada entre a Serra Catarinense, Grande Florianópolis, Águas Termais e nas extremas do Vale Europeu no Alto Vale do Itajaí.

Vamos lá, depois de visitarmos tecnicamente os atrativos, a dica é reservar no mínimo três dias para conhecer e poder aproveitar bem a região. Fui convidado pela proprietária da Pousada Fazenda Campinho, dona Eunice Franz Wagner, para organizar e executar o reconhecimento e visita técnica com os guias e profissionais do turismo de Balneário Camboriú, Blumenau e Itajaí. O objetivo do resultado dessa visita é transformar em um pacote turístico que inclui ecologia, turismo rural, turismo aventura, turismo religioso e águas termais:

Primeiro dia: hospedagem na Fazenda Campinho, depois de fazer o check in, conferi rapidamente o que tem nas dependências dos chalés e ao entorno da Pousada, deixando para curtir no segundo dia a Fazenda. A sugestão para o almoço é no Parque Salto das Águas que fica alguns minutos da fazenda, curtir o parque que tem um ótimo restaurante com uma culinária espetacular voltada ao colonial.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf


Você poderá aproveitar as atrações aquáticas e temáticas que o Parque oferece, piscinas tobogãs, play ground e o espetáculo das carpas, inacreditável o número de peixes que com o passar dos anos ficaram domesticados, venha conferir.

Após o almoço, já estando no centro da cidade, aproveite para comprar produtos coloniais, pois a noite na fazenda ao clima de campo com lareira e mirantes aconchegantes, merecem um bom vinho com queijos e fiambres produzidos na região rural de Alfredo Wagner. Há opções de compras na entrada da cidade na Delícia da Roça ou na entrada da Fazenda Campinho que tem um pequeno mas muito convidativo armazém rural.

Você vai ver que a Fazenda se transforma na noite com a iluminação os sons da natureza o visual das estrelas, ela é mágica, seus recantos com mirantes, gazebos e o aconchego do galpão criolo aquecido com lareira e as confortáveis espreguiçadeiras e redes que convidam a relaxar, esquecendo do resto do mundo, é incrível mesmo, venha sentir essas emoções.

No segundo dia é onde realmente começam as atrações, logo após o café da manhã totalmente colonial, servido pelo casal Dani e Marcos responsáveis pela ótima manutenção e cuidados da fazenda, a dica é pedir ao Marcos para celar os cavalos e partir para uma cavalgada até o mirante que está localizado em uma das áreas altas dos 600 hectares de terra da fazenda, onde tem uma vista deslumbrante como um cenário de filme.

Você vai ver animais e aves silvestres, lagos e montanhas repletas de araucária com suas vias de acesso bordadas de hortências, é mesmo coisa de cinema, venha ver venha sentir o clima europeu único no Brasil com essas atrações.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf


Após a cavalgada, visita a gruta e cachoeira do Poço Certo. Há duas opções: caminhando, que é uma delícia caminhar rodeado de flores e pássaros, ou ir de trator, sim a fazenda dispõe de um meio de locomoção que é o perfil do campo.

Chegando na entrada da trilha não deixe de conhecer os moradores da vila que são as pérolas do lugar, colonos, artesãos que conhecem a história do lugar, venha sentir essas emoções na alma, seguindo a trilha você vai chegar na gruta que tem uma cortina d´água que cai de uma altura de mais de 60 metros, formando uma atmosfera indescritível, além da natureza, ali é o encontro de fiéis. A gruta é homenageada pela Nossa Senhora da Conceição, o local foi usado como abrigo dos índios e logo que os imigrantes chegaram na localidade viu-se a necessidade de um centro de fé, consequentemente o local foi transformado em uma gruta capela em homenagem à Imaculada Conceição. Retornando a Fazenda, depois de um banho relaxante, o jantar é um atrativo gastronômico a parte, a dedicação da Dani, que é a responsável pela ótima gastronomia da pousada, é o que proporciona esse diferencial.

No terceiro dia após aquele delicioso café da manhã a dica é conhecer os atrativos ecológicos da região, para os mais aventureiros tem a trilha do riozinho que são duas horas de caminhada até a base da montanha, onde tem cachoeiras, cavernas e o sabor do ar puro da Mata Atlântica, no alto floresta Araucária, já em baixo as primeiras vegetações da Mata Atlântica, e para quem quer ver mas e não quer caminhar muito, a pedida é a visualização dos Soldados e das Pirâmides de Alfredo, ou a região das Pedras Brancas que é o início das cordilheiras que formam os cânions do Sul de Santa Catarina, em baixo Alfredo Wagner e em cima Campos dos Padres, isso é Santa Catarina, venha viver essas emoções venha conhecer Alfredo Wagner.

No seu retorno para quem vai seguir viagem rumo a Serras Catarinenses, tem Urubici, Lages e planalto, e para quem vem sentido a Florianópolis, a dica é parar em Santo Amaro da Imperatriz e relaxar com os banhos nas águas termais de 39 graus que foi usado pela realeza e hoje está a sua disposição, além do relaxamento é medicinal, estando em Santo Amaro não deixe de fazer ou pelo menos conhecer o rafintg Apuana que proporciona adrenalina e muita diversão.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf


Mais informações para você conhecer melhor a capital da nascentes de Santa Catarina, fale com a Elenice Cidral ou Eunice da Pousada Fazenda Campinho pelo e-mail eunicepousada@hotmail.com

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 07/12/2015 às 14h37 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Alfredo Wagner, um tesouro a ser explorado

Nas minhas investidas em busca de novos roteiros, sempre penso que não irei mais me surpreender a título de desenvolvimento turístico. Não estou acreditando que uma cidade num ponto geográfico turístico muito bem localizado entre a Serra Catarinense, praticamente a primeira cidade na divisa das florestas Mata Atlântica com as Araucárias, nas extremidades com o Circuito das Águas Termais, que tem ligação com os circuitos turísticos da Grande Florianópolis e Litoral Sul, é a última cidade do Circuito do Vale Europeu, ainda não tem um fluxo razoável de turistas principalmente de catarinenses.

A minha surpresa foram os atrativos turísticos ecológicos culturais e temáticos de Alfredo Wagner que não são conhecidos, e contam com uma pequena mas arrojada infra-estrutura turística e hoteleira com uma qualidade espetacular, como a Pousada Fazenda Campinho e o Parque Salto das Águas.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

E como de costume, quando chego a primeira vez na cidade ou localidade para fazer o reconhecimento turístico, busco informações e relatos com os nativos moradores para ouvir sobre os fatos e estória do local. E descobri que quem está fazendo turismo ecológico na região são os turistas de Porto Rico, americanos, australianos entre outros, menos os catarinenses e outros brasileiros. Isso se repete em vários roteiros no interior do estado.

Santa Catarina tem vários roteiros turísticos que vejo como tesouros não lapidados, os que brilham não são vistos por nós, um exemplo é Alfredo Wagner na região dos Soldados, as Pirâmides e nas Pedras Brancas, que lugar!

Conheci a sra, Eunice Franz Wagner, uma empreendedora e comerciante de sucesso na cidade e uma eterna primeira dama, que com sua visão ao potencial turístico da cidade e da região readaptou parte de sua fazenda usada por sua família para lazer em uma maravilhosa pousada rural.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

A convite dela e de alguns empresários do trade local iremos unir forças, juntamente com os guias de turismo de Balneário Camboriú a Capital Catarinense do Turismo, de Itajaí e Blumenau para a primeira visita técnica em Alfredo Wagner, Capital Catarinense das Nascentes, e consequentemente, um direcionamento de turistas que buscam esse perfil de atrativo.

Essa ação é regra como acontece em todos os roteiros e equipamentos turísticos visitados, o reflexo irá se transformar numa ferramenta para divulgações na mídia e nas redes sociais, para desenvolver e fomentar o turismo na região.

Iremos no dia 2 de dezembro com um grupo de 15 participantes, guias de turismo e convidados, para fazermos a primeira visita técnica na cidade de Alfredo Wagner e Santo Amaro da Imperatriz nas águas termais.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

O objetivo é desenvolver um roteiro que inclui turismo rural, ecológico, águas termais com esportes radicais como rafting, trilhas ecológicas, cavalgadas, entre outros, pois Santo Amaro além das termas, é conduzido por adrenalina e aventuras.

Na volta irei publicar sobre como ir, onde se hospedar e o que fazer na região.

Apoio nessa ação: Pousada Fazenda Campinho

Paulo da Classtur 3367  8837 9975 6286  

Wagner Europa, a choperia mais européia de Santa Catarina.

Informações para Visita Tecnica pelo e-mail: euqueroirnessa@gmail.com

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 20/11/2015 às 18h00 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Turismo online

Quando iniciei as divulgações dos atrativos e roteiros turísticos de Santa Catarina pela internet, não imaginava a repercussão que teria, depois de 3 anos promovendo visitas técnicas e publicando nas redes sociais os resultados dos serviços, a reação do público me levou a um rumo, que alem de divulgar novos roteiros e ampliar o leque de opções dos atrativos para os guias e aos turistas, mostrou a carência de informações que os turistas precisam e incentivou a uma nova linha de ação turística, guiamento on-line de roteiros, onde eu e um grupo de guias estamos informando e guiando os turistas através dos meios de comunicações: WhatsApp, Instagram e Facebook.

O turista é orientado ao vivo e acompanhado no trajeto desde que entra em terra "Barriga Verde" até o retorno para sua cidade de origem.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf -  Pousada Toca do Índio

Informamos ao turista: o que ver, onde ir, o que fazer, onde dormir e as melhores opções gastronômica e atrativos nas regiões do litoral Norte/Sul, Caminho dos Príncipes, Vale Europeu e Caminho dos Cânions. E um apoio para todo tipo de desconforto se por ventura ele venha ter em suas férias na Santa & Bela Catarina.

E por outro lado, o Google tem uma ferramenta gratuita para uso on-line o Hangout, que possibilita vídeo conferência entre os profissionais guias de turismo e agenciadores com os gerentes e proprietários dos equipamentos turísticos do estado, e consequentemente com os futuros clientes turistas. Testamos na última reunião na choperia mais européia de Santa Catarina, Europa Wagner Food em Balneário  Camboriú, foi um sucesso total, tivemos a participação on-line dos gerentes da Pousada Silvestre do Rosa, 15 guias de turismo presentes e alguns convidados on-line.

 Primeira video conferência - Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Aos meus amigos seguidores das publicações turísticas fica aí a dica, precisou de informações antes ou já estando em viagem de férias ou lazer em Santa Catarina, entre em contato e guiaremos você on-line, e aos proprietários dos estabelecimentos e equipamentos turísticos que queiram participar, faça sua apresentação é totalmente gratuito o serviço.

E você meu amigo leitor catarinense, venha descobrir Santa Catarina com apoio logístico dos melhores guias da região cadastrados no Cadastur.

Os primeiros turistas estão usando os serviço e sendo guiados on-line hoje mesmo... e a próxima visita técnica usando a vídeo conferencia será dia 6 de novembro na Praia do Rosa, iremos conhecer e promover os atrativos do litoral Sul de Santa Catarina.

Na próxima publicação irei informar sobre as pousadas e os atrativos turísticos da região do litoral sul, e como conhecer uma das 30 mais belas baías do mundo, juntamente com relatos e depoimentos das experiências desses turistas e dos profissionais do trade beneficiados com essas ação e as ferramentas on-line.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Para mais informações e participação pelo e-mail -  euqueroirnessa@gmail.com

 

Apoio:

Pousada Silvestre do Rosa - Praia do Rosa Imbituba / Fazenda do Rosa.

Wagner Europa Food Choperia - Rua 2400 /220 centro Balneário Camboriú

Engenho Colonial - Rodovia BR 101 Km 288 s/n Penha - Paulo Lopes.

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 05/11/2015 às 11h48 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br