Jornal Página 3
Coluna
Viagens & Turismo
Por Marcos Vinicios Pagelkopf

Alfredo Wagner, um tesouro a ser explorado

Nas minhas investidas em busca de novos roteiros, sempre penso que não irei mais me surpreender a título de desenvolvimento turístico. Não estou acreditando que uma cidade num ponto geográfico turístico muito bem localizado entre a Serra Catarinense, praticamente a primeira cidade na divisa das florestas Mata Atlântica com as Araucárias, nas extremidades com o Circuito das Águas Termais, que tem ligação com os circuitos turísticos da Grande Florianópolis e Litoral Sul, é a última cidade do Circuito do Vale Europeu, ainda não tem um fluxo razoável de turistas principalmente de catarinenses.

A minha surpresa foram os atrativos turísticos ecológicos culturais e temáticos de Alfredo Wagner que não são conhecidos, e contam com uma pequena mas arrojada infra-estrutura turística e hoteleira com uma qualidade espetacular, como a Pousada Fazenda Campinho e o Parque Salto das Águas.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

E como de costume, quando chego a primeira vez na cidade ou localidade para fazer o reconhecimento turístico, busco informações e relatos com os nativos moradores para ouvir sobre os fatos e estória do local. E descobri que quem está fazendo turismo ecológico na região são os turistas de Porto Rico, americanos, australianos entre outros, menos os catarinenses e outros brasileiros. Isso se repete em vários roteiros no interior do estado.

Santa Catarina tem vários roteiros turísticos que vejo como tesouros não lapidados, os que brilham não são vistos por nós, um exemplo é Alfredo Wagner na região dos Soldados, as Pirâmides e nas Pedras Brancas, que lugar!

Conheci a sra, Eunice Franz Wagner, uma empreendedora e comerciante de sucesso na cidade e uma eterna primeira dama, que com sua visão ao potencial turístico da cidade e da região readaptou parte de sua fazenda usada por sua família para lazer em uma maravilhosa pousada rural.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

A convite dela e de alguns empresários do trade local iremos unir forças, juntamente com os guias de turismo de Balneário Camboriú a Capital Catarinense do Turismo, de Itajaí e Blumenau para a primeira visita técnica em Alfredo Wagner, Capital Catarinense das Nascentes, e consequentemente, um direcionamento de turistas que buscam esse perfil de atrativo.

Essa ação é regra como acontece em todos os roteiros e equipamentos turísticos visitados, o reflexo irá se transformar numa ferramenta para divulgações na mídia e nas redes sociais, para desenvolver e fomentar o turismo na região.

Iremos no dia 2 de dezembro com um grupo de 15 participantes, guias de turismo e convidados, para fazermos a primeira visita técnica na cidade de Alfredo Wagner e Santo Amaro da Imperatriz nas águas termais.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

O objetivo é desenvolver um roteiro que inclui turismo rural, ecológico, águas termais com esportes radicais como rafting, trilhas ecológicas, cavalgadas, entre outros, pois Santo Amaro além das termas, é conduzido por adrenalina e aventuras.

Na volta irei publicar sobre como ir, onde se hospedar e o que fazer na região.

Apoio nessa ação: Pousada Fazenda Campinho

Paulo da Classtur 3367  8837 9975 6286  

Wagner Europa, a choperia mais européia de Santa Catarina.

Informações para Visita Tecnica pelo e-mail: euqueroirnessa@gmail.com

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 20/11/2015 às 18h00 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Turismo online

Quando iniciei as divulgações dos atrativos e roteiros turísticos de Santa Catarina pela internet, não imaginava a repercussão que teria, depois de 3 anos promovendo visitas técnicas e publicando nas redes sociais os resultados dos serviços, a reação do público me levou a um rumo, que alem de divulgar novos roteiros e ampliar o leque de opções dos atrativos para os guias e aos turistas, mostrou a carência de informações que os turistas precisam e incentivou a uma nova linha de ação turística, guiamento on-line de roteiros, onde eu e um grupo de guias estamos informando e guiando os turistas através dos meios de comunicações: WhatsApp, Instagram e Facebook.

O turista é orientado ao vivo e acompanhado no trajeto desde que entra em terra "Barriga Verde" até o retorno para sua cidade de origem.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf -  Pousada Toca do Índio

Informamos ao turista: o que ver, onde ir, o que fazer, onde dormir e as melhores opções gastronômica e atrativos nas regiões do litoral Norte/Sul, Caminho dos Príncipes, Vale Europeu e Caminho dos Cânions. E um apoio para todo tipo de desconforto se por ventura ele venha ter em suas férias na Santa & Bela Catarina.

E por outro lado, o Google tem uma ferramenta gratuita para uso on-line o Hangout, que possibilita vídeo conferência entre os profissionais guias de turismo e agenciadores com os gerentes e proprietários dos equipamentos turísticos do estado, e consequentemente com os futuros clientes turistas. Testamos na última reunião na choperia mais européia de Santa Catarina, Europa Wagner Food em Balneário  Camboriú, foi um sucesso total, tivemos a participação on-line dos gerentes da Pousada Silvestre do Rosa, 15 guias de turismo presentes e alguns convidados on-line.

 Primeira video conferência - Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Aos meus amigos seguidores das publicações turísticas fica aí a dica, precisou de informações antes ou já estando em viagem de férias ou lazer em Santa Catarina, entre em contato e guiaremos você on-line, e aos proprietários dos estabelecimentos e equipamentos turísticos que queiram participar, faça sua apresentação é totalmente gratuito o serviço.

E você meu amigo leitor catarinense, venha descobrir Santa Catarina com apoio logístico dos melhores guias da região cadastrados no Cadastur.

Os primeiros turistas estão usando os serviço e sendo guiados on-line hoje mesmo... e a próxima visita técnica usando a vídeo conferencia será dia 6 de novembro na Praia do Rosa, iremos conhecer e promover os atrativos do litoral Sul de Santa Catarina.

Na próxima publicação irei informar sobre as pousadas e os atrativos turísticos da região do litoral sul, e como conhecer uma das 30 mais belas baías do mundo, juntamente com relatos e depoimentos das experiências desses turistas e dos profissionais do trade beneficiados com essas ação e as ferramentas on-line.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Para mais informações e participação pelo e-mail -  euqueroirnessa@gmail.com

 

Apoio:

Pousada Silvestre do Rosa - Praia do Rosa Imbituba / Fazenda do Rosa.

Wagner Europa Food Choperia - Rua 2400 /220 centro Balneário Camboriú

Engenho Colonial - Rodovia BR 101 Km 288 s/n Penha - Paulo Lopes.

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 05/11/2015 às 11h48 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Turismo cultural

 Santa Catarina herdou dos imigrantes um legado espetacular a cultura literalmente falando de seus imigrantes que tem o hábito de guardar, colecionar e preservar seus objetos, suas propriedades físicas e intelectuais  e suas historias. No Brasil não se tem o hábito de visitar museus e atrativos culturais como mercadoria turística. Na Europa ou em outros países, qualquer pacote turístico comprado em agências de viagens, tem no roteiro um museu ou um opcional oferecendo a cultura. Em Santa Catarina tem um leque de museus e construções tombadas como patrimônio cultural brasileiro e da humanidade. Do litoral norte ao extremo sul são dezenas ou centenas de atrativos culturais.

 

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf
 
Como as previsões não são animadoras para os próximos dias referente a meteorologia, montei um roteiro com base nas visitas feitas na região do Vale Europeu para suprir o desagrado dos intemperes na época de festas catarinense. A dica é conhecer os museus no Vale Europeu, que tem informações e temáticas de vários gêneros, desde o museu da música, passando pelo da cerveja, da água, do cristal e dos imigrantes, você literalmente vai tomar um banho de cultura.
No roteiro inclui gastronomia, degustações, construções históricas e compras, desde têxtil, malhas, artesanatos a produtos naturais como geleias doces conservas etc...
Para quem está em Balneário Camboriú a dica é ir em direção ao Vale Europeu por Brusque, conhecer e fazer algumas compras nos centros comerciais e almoçar no primeiro Club de Casa e Tiro do Brasil. E lógico, conhecer o complexo da Fenarreco, a festa do Marreco, e ao parque das esculturas ao ar livre.
 
Foto Marcos Vinicios Pagelkopf
 
Seguindo em direção a Blumenau a próxima parada é no museu Fritz Muller o príncipe da observação apelido dado pelo renomado Charles Darwin, o pai da teoria da evolução, que tinha aqui no Brasil, Muller como um dos informantes e pesquisador tanto da flora como também da fauna da mata atlântica. Alguns metros mais adiante, já no centro de Blumenau a parada é mais que obrigatória no Biergarden onde está o museu da cerveja, onde o vapor Blumenau parou a primeira vez e também palco da história administrativa e cultural de Blumenau, muitas fotos carveja gelada ou degustar das variedades de chopp artesanal, fica aí a gosto de cada um. Passando pela beira rio no centro da cidade jardim, vale uma parada na prefeitura onde tem a locomotiva que deu orgulho aos catarinense e ao Brasil. Alguns minutos seguindo sentido ao vale, o museu da água, no morro do cachorro, que além de peças históricas tem uma das mais belas vistas panorâmicas do centro de Blumenau, o imperdível é o museu do Cristal na Cristal Haus no bairro testo salto na rua Bahia, ali, se pode ver desde a fabricação artística a peças trazidas da Europa pelos proprietários. Além de ver, você tem o privilegio de comprar direto na fabrica de peças decorativas a jogos de uso utilitário, e o principal, a loja entrega na sua residência via transportadora.
 
Foto Marcos Vinicios Pagelkopf
 
Mas o passeio não acaba ali em Blumenau, deixe a Oktoberfest para a noite, alguns km adiante está a mais alemã das cidades brasileiras, Pomerode, para quem já conhece o centro, a dica é seguir em direção a Pomerode fundos, onde está o impecável complexo armazém da família Weg e o museu do Imigrantes, a arquitetura e os objetos remetem a um passado preservado que emociona desde os atendentes, que com muita carisma contam como foi a lida desse  povo guerreiro e trabalhador.
Saindo desse ponto mais 25 km, você ira conhecer a cidade que tem o titulo de Pérola do Vale Europeu, Timbó que te espera de braços abertos com uma harmonia cultural ecológica e gastronômica, no centro da cidade uma caminhada sobre a ponte que liga o Complexo Thapyoka. Você sentira o empenho dos imigrantes, é um legitimo museu ao ar livre, e ali está o acervo municipal arquitetônico e cultural conjugando com o museu do imigrante de Timbó. e também curtir o visual do rio e da queda da água, que foi projetada para mover a antiga Thaphyoca, 8 km a mais na divisa com Rodeio e Benedito Novo está o Museu da Música, um dos único no Brasil e na América do Sul. 
O retorno merece um café colonial em uma das confeitarias da cidade, pode escolher, pois a cultura também está presente nas receitas bem elaboradas trazida nas bagagens no período da imigração, bom passeio mesmo com chuva, o vale Europeu é sem duvida um show de cultura gastronomia e muita natureza.
 
Fotos Marcos Vinicios Pagelkopf
Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 09/10/2015 às 23h51 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Conhecendo a Praia do Rosa

Nessa ação de reconhecimento turístico da região mais exótica do litoral catarinense, o objetivo foi ir prepara o campo para formar um novo roteiro com atrativos para ser usado e vendido no sistema day use, para os guias de turismo e agenciadores oferecerem a demanda de turista que buscam Balneário Camboriú, e assim desafogando as praias mais exploradas como Bombinhas, Canasvieras, Joaquina e ao mesmo tempo ampliando o leque de opções de atrativos. Isso eu vejo como regionalização do turismo!

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

Conversando com alguns moradores caiçaras e com o gerente da Pousadas Silvestre do Rosa, que foi quem me convidou, o grande Eduardo e os dois participante dessa ação a Guia Vera Lucia o guia Antonio Ribeiro, vimos a possibilidade também formar pequenos grupos com pacotes de três a setes dias., pois a região tem muito a oferecer, desde as ondas perfeitas que aguçam os surfista do mundo todo a caminhadas ecológicas em trilhas e dunas, como também cavalgas e cicloturismo em direção das baleias.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

A praia do Rosa é um bairro praia na cidade Imbituba, Sul de Santa Catarina, próximo a Florianópolis,  a Pousada está localizada na Fazenda Meio do Rosa numa  servidão  que dá acesso a praia e tem opções de dezenas de estabelecimentos, desde categorias sofisticadas a titulo internacional a confortáveis pousadas  com muito bom gosto no requisito arquitetônico e paisagístico. Percebi que ali  praticamente todas as pousadas tem a mesma  leitura remetendo um cenário alternativo de suas  instalações, lembrando que a região tem mais de duzentas pousadas. no final da servidão tem vários bares que atendem serviços de praia com um cardápio delicioso de frutos do mar  pescados na águas de uma das baias mais linda do Brasil.

Foto Marcos Vinicios Pagelkopf

O próximo passo é  a visita técnica com os guias de turismo para familiarização e formação dos pacotes com os atrativos turisticos da região,  postarei na matéria da coluna Viagens & Turismo após a visita com os guias. todos os contatos de onde dormir, distância,  como chegar, o que fazer no paraíso Rosa catarinense, onde tem esportes diversificados tanto na água, na areia, na terra e no ar, visualizações de baleias, ecologia, astronomia e misticismo, cavernas, cachoeiras, dunas e cavalgadas e também a onda do momento, cicloturismo.

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 26/09/2015 às 22h40 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Visitas técnicas turísticas em Santa Catarina

Alguns dos passeios que relato aqui na coluna Viagens & Turismo são resultados das visitas técnicas feitas em conjunto com os meus parceiros do trade turístico de Santa Catarina e os Guias de Turismo de Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Florianópolis.

Nosso trabalho é reconhecer, diagnosticar e ver se  realmente o atrativo visitado tem as características necessárias para serem divulgados e terem os devidos conceitos básicos para atender turistas.

Para isso, seleciono os futuros locais e os atrativos da região e faço um reconhecimento analisando e programando a futura visita técnica com a participação dos guias de turismo convidados.

Foto Vera Lucia

Nos últimos anos visitei aproximadamente 70 novos roteiros em Santa Catarina, e dezenas, qualifiquei como atrativos de qualidade. Quando tenho o roteiro formado, reúno os profissionais participantes para apresentação  da programação da visita, sempre faço esse serviço  para também apresentar a gastronomia de Balneário Camboriú e região  a esses guias e profissionais do turismo, oferecendo uma degustação proporcionando também  o reconhecimento da estrutura, do cardápio e a troca de contatos que é fundamental para futuras negociações turísticas.

 Essa confraternização é  para que os Guias de Turismo possam apresentar aos seus clientes turistas o que Balneário Camboriú e região tem de melhor, sabemos que os Guias de Turismo são os profissionais que tem contato direto com o turista e a grande responsabilidade que é mostrar o que Santa Catarina tem de  atrativos turísticos e garantindo assim, através de seus serviço de qualidade, a manutenção desses turistas, e conseqüentemente oferecendo outros roteiros e atrativos gastronômicos para as suas próximas ferias em nossa região.

Foto Marcos V. Pagelkopf

 Os empreendedores de equipamentos turísticos de Santa Catarina que desejam uma visita para apresentar suas estruturas a esses profissionais, tem essa oportunidade de usar como ferramenta de divulgação esse serviço, contato é através do e-mail mvpagelkopf@gmail.com

Essa união que tenho com os Guias de Turismo vem desde 1985, quando iniciei como Guia e agenciador em Balneário Camboriú. Em 1996  mantinha a função de relações publicas dos Guias de Turismo de Balneário Camboriú, e fui ampliando essa aliança quando ministrei o curso de Guia e recepção municipal na Univali, e no ultimo curso do Senac em parceria com a Secretaria de Balneário Camboriú. Palestrei  e proporcionei dezenas de famtur para os recém formandos e apresentei em forma de Show Roon os principais e exóticos roteiros do Vale Europeu em 24 seções na Casa do Vale Europeu.

Para aos meus seguidores das redes sociais que querem conhecer Santa Catarina e aos leitores da coluna que buscam novos passeios pela região,  selecionei uma lista dos Guias de Turismo que estão com alguns dias livres e terão o maior prazer em mostrar o que Santa Catarina tem de Melhor, venha viver a Santa e Bela Catarina  nas mãos dos profissionais qualificados e castrados no Cadastur.

Foto Marcos V. Pagelkopf

Relação dos Guias:

Antonio Ribeiro/ guiaantonio@hotmail.com / cel: (047) 9958 8834

Ddimy / e-mail Ddimyy@hotmail.com / cel: (047) 9706 9344

 Marlene Inês/ e-mail: marleiw@hotmail.com - cel.(047) 9967-8298

Beth Paris / e-mail: betparis@gmai.com / cel: (047) 99024140

Gilson Sava/ e-mail: gilsonademirsava@hotmail.com / cel: (047) 9966 3481

Maristela Moser/ e-mail: ma_ris@hotmail.com / cel: (047) 9670 9200

Patricio Facio / cel: (047)9762 4998

Della Silva/ e-mail: turismodela84@gmail.com / cel: (047) 9933 4388 / 9623 3168 / 8413 7415

Sandra Stiess / sandra_stiess@hotmail.com / cel: (047) 9976 7691 / 8421 7725

Marilene Santos / kikacorretora@hotmail.com / cel: 9909 2001

Vera Lucia / e-mail: veraguia@gmail.com / (047)9977 0522

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 07/09/2015 às 21h50 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Ecologia e muita cultura no Vale Europeu

Foto Paulo Classtur

Na visita técnica dessa semana, fomos conhecer um pouco mais do Vale Europeu, o passeio foi em Blumenau e Massaranduba. Em Blumenau fomos na Nova Rússia e Vila Itoupava, mas esse roteiro vou descrever na próxima oportunidade, o que realmente vou relatar é um roteiro cheio de cultura e muitos visuais pitorescos de uma região pouco conhecida ou relativamente pouco divulgada.

Fui convidado pelos proprietários do Recanto Treze Lagoas a Lucia, Valdir e  a Franciele, para conhecer as estruturas e os atrativos regionais, de início pensei que estaria fazendo mais um passeio a Blumenau, em particular na Vila Itoupava, mas chegando lá, que por sinal está a 12km do centro da Vila, fiquei um pouco preocupado pela distância, mas quanto a natureza da região em parceria visual com as construções germânicas, os vales e cachoeiras começou a mudar minha opinião de distância, por que só o visual já bancava o passeio, mas foi muito além disso.

Quando chegamos no Recanto, nos deparamos com uma estrutura rústica familiar, muito charmosa, rodeada de várias lagoas e muita mata atlântica. A proprietária dona Lucia relatou que é normal ver macacos, tucanos e muitas aves e animais silvestres no local.

Foto Pirula BC

Nessa visita convidei como de costume cinco Guias de Turismo e oito turistas, sendo um casal de europeus que comprovaram o que eu já sabia, é um show o lugar, além de ter uma gastronomia a proprietária fornece todos os equipamentos para pesca, e o que é pescado é vendido, e com um grande diferencial fresco e adquirido com muita alegria e descontração. O visitante tem duas opções, degustar ali mesmo ou levar e apreciar em sua casa. Esse programa eu aconselho à família e amigos que queiram passar um dia diferente e descontraído com muita natureza, ótima gastronomia e cultura.

No retorno fomos surpreendidos com a atuação da Franciele, a filha da proprietária do Recanto Treze Lagoas, que nos levou para conhecer os atrativos culturais e paisagístico de Massaranduba, que faz divisa com Vila Itoupava em Blumenau.

Conhecemos e dou a dica, parada obrigatória no frigorífico Massarandubense, onde é vendido todos os tipos de defumados de melhor qualidade, que é típico da cultura europeia.

Foto Marcos V Pagelkopf

No retorno passamos por Massaranduba e São João do Itaperiu e saímos na BR-101 próximo de Barra Velha, para quem está em Balneário Camboriú tem duas opções pela BR 101, ou BR 470 entrando no trevo que da acesso a Jaraguá do Sul e Massaranduba, e passa pela Vila Itoupava, a região mais germânica de Blumenau, e se optar ir por São João entra em Barra Velha na BR-101, passando o portal de entrada de Massaranduba, virando a direita no primeiro acesso, que está a 5km do portal.

O visual do lugar merece a primeira parada, o local tem o encontro de dois riachos, uma cachoeira e  um vale bordado por um belo gramado com lindos gansos que para mim que já andei por todos os lados do Vale Europeu é um dos cartões postal mais belo que já vi, o local traz uma paz de espírito que só indo lá para sentir o que estou relatando. Desse ponto em diante tem placas indicativas do Recanto Treze lagoas e a partir daí só belezas e se prepare para muitas fotos. Tenho certeza que você, seus convidados e familiares vão gostar desse passeio.

No Recanto Treze Lagoas você encontra uma gastronomia a base de peixe e comida caseira, faça sua reserva e aproveite para relaxar fazendo uma ótima pescaria.

Foto Antonio Ribeiro

Contato com Recanto Treze Lagoas

Telefone: (47) 30574010 (47) 9900-5706

A Classtur promove esse roteiro mais informações pelo telefone: Paulo 47 99756286

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 28/08/2015 às 14h25 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br