Jornal Página 3
Coluna
Viagens & Turismo
Por Marcos Vinicios Pagelkopf

Sitio, café e pousada Pedras Rollantes

Nessas visitas pelo estado encontro vários atrativos turísticos que impressionam, um deles que marcou e muito foi o sitio Pedras Rollantes, faz uns seis meses que fui lá e até agora ainda me pergunto o que é Pedras Rollantes?

É um sitio café pousada, mas quando faço essa pergunta, é no sentido de emoção e magia, pois o lugar forma um conjunto de energias e emoções que se transformam numa experiência marcante.

O carisma do casal Tarcisio e Lu, com o bom gosto tremendo no quesito decoração de ambientes, o modo de vida, gostos e sabores resultaram em legítimas alquimias gastronômicas, eles brincam com receitas usando elementos como água, fogo, vinhos e frutas formando cores e sabores únicos.

Para entender melhor Pedras Rollantes, tem que hospedar-se e passar no minimo dois dias lá, pois é um sitio que abriga uma editora, um café que é servido ao ar livre, uma pousada e um verdadeiro laboratório particular de botânica. Cultura, gastronomia, ecologia e calor humano você encontrará somente em Pedras Rollantes.

São centenas de árvores frutíferas, a água tem sua captação na propriedade, o casal procura usar o máximo dos recurso de suas produções.

Eles fazem pão de tomate, cenoura, abóboras, doces caramelados com sabores exclusivos. Sobremesas e cucas, que enchem os olhos e a boca de água, geleias feitas com amoras, pêras, pêssegos e com a rainha das tangerinas a Clemenures, o carro chefe da propriedade.

O Outro lado mágico de Pedras Rollantes é a noite, o rio das Águas Frias passa serpenteando os chalés provocando uma sinfonia que desliga qualquer pensamento de problemas do cotidiano.

O bom gosto na criação dos chalés e suas decorações trás um charme na leitura do lugar e provoca um romantismo que só vivendo momentos a dois ou também aproveitar a harmonia familiar com seus parentes e amigos.

Para eu indicar tem que ser muito bom, Pedras Rollantes é ótimo.

Venha conhecer.
Venha sentir essas emoções.
Venha sentir esses sabores.

Fica em Alfredo Wagner a Capital das Nascentes, na Grande Florianópolis.
Quer saber mais, pelo e-mail euqueroirnessa@gmail.com

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 30/01/2017 às 20h47 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Balneário Camboriú e seus recantos

A cidade do agito e das badalações, uma das mais urbanizadas do litoral catarinense, mas que também reserva um lado ecológico intocado ainda. Com trilhas ecológicas, nascentes na areia da praia e piscinas naturais.

Uma das trilhas pouco conhecidas é a do costão da praia de Taquaras na Interpraias, mais precisamente na Ponta da Galheta, tem aproximadamente 1.200 metros, a trilha é fácil, tem que se tomar cuidado nas pedras, pois no fim da trilha até chegar nas piscinas é só decida pelo costão.

A trilha leva a um dos lugares que as terras da Capital do Turismo mais avança adentro do Oceano, é onde estão localizada as maiores piscinas naturais da nossa região. Com tempo aberto visualiza-se a Ilha das Gallés, a Ilha de Porto Belo, o Morro do Caixa d'Aço e uma grande parte de Itapema.

O acesso principal é pela última rua da Praia de Taquaras, no final da servidão tem um portão que é onde inicia-se a trilha, pela propriedade particular do seu Santinho.

Chegando com respeito e seriedade você receberá licença e boas vindas para passar por sua propriedade, aproveite para adquirir o que tem de mais saboroso em Taquaras, os peixes, camarões e frutos do mar frescos providos de esforços diários da lida do meu amigo pescador, Santinho.

Voltando à trilha, a caminhada é por dentro da mata, no inicio é meio fechada, mas o visual vai se abrindo e mesclando com o infinito do mar, juntamente com as árvores e as montanhas verdes, formando um cenário pra lá de espetacular.

A água de cor esmeralda, o verde da mata com o som dos pássaros trás uma tranquilidade de espirito que para os amantes da natureza é o lugar certo, menos de 15 minutos do maior centro urbano do litoral temos esse paraíso.

Outra opção é o costão do Pontal Norte, onde o deck facilita o acesso à praia, mas as maravilhas estão no final da praia do Buraco, uma caminhada pela areia e mais uns metros no outro deck chega-se nas piscinas naturais do Pontal Norte, ou como meu amigo historiador Isaque Borba Correa denomina, "Costão do Cocoroco". É um dos únicos lugares que eu conheço no litoral que tem uma nascente de água cristalina e potável na areia da praia.

No local além do visual esplêndido tem algumas piscinas naturais com fundo de areia e de conchinhas.

Outras opções são, o costão da Aguada na Interpraias, a trilha de Laranjeiras e o costão da Praia do Pinho. Venha conhecer, mas com muita consciência ecológica.

Algumas vezes tenho receio de publicar dicas e sugestões de lugares que são realmente santuários ecológicos, pois a falta de educação ambiental está infiltrada na cultura de certos visitantes, é triste mas é realidade!

A dica fica aí, nada se tira além de fotos.
E nada se deixa além das pegadas.
Venha conhecer com consciência.

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 18/01/2017 às 12h57 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Como primeira matéria do ano o assunto não é divulgar e sim como bem atender

A temporada de verão atrai milhares de turistas a Balneário Camboriú e região, isso é fato.

Conversando com alguns amigos profissionais do turismo sobre o assunto das necessidades dos turistas, os números de dias que eles utilizam a cidade, em questão, Balneário Camboriú, desde a sua chegada, até o seu retorno, vimos que eles passam por certos desconfortos por não ter em mãos informações básicas que vão além do que é oferecido num fôlder nas agência de viagens, ou mesmo nas recepções dos hotéis ou das pousadas onde ele está hospedado.

A ideia é apresentar aos nossos visitantes no decorrer da temporada os equipamentos comerciais que oferecem serviços com exclusividades como os mercados que atendem 24hs, os meios de locomoções que a cidade oferece, a gastronomia Delivery, serviços de saúde e farmácias que atendem a domicílio, juntamente com as estéticas que é primordial ao bem estar do visitante. (Irei apresentar essas informações e dicas junto aos textos das postagens de sugestões turísticas que faço periodicamente.)

 

 

Exemplos de dicas de serviços como os motos táxis, moto boy, modalidade de transporte prático e econômico, os serviços de delivery, com atendimento personalizados em qualquer endereço e também na areia da praia, que dá um toque especial nos momentos de lazer, entregam desde alimentos a bebidas, como whiskys e champanhes,
 
A Estética é outra necessidade básica dos nossos visitantes, falando com os proprietários do Salão J/R o Julian e a Rose, sobre esse assunto, o atendimento ao turista, o Julian prontamente abriu as portas e convida os profissionais do turismo para visitar o espaço J/R Cabeleireiros e conhecer os agrados que nossos visitantes terão nesse inovador salão, que inclui vários tipos de massagens, estética facial, cabelo pé e mão, e o principal, o turista escolhe a hora e o dia da semana para ser atendido.
 
 
Outro ponto com carências são os atrativos regionais, conversando com alguns proprietários e diretores de agências de viagens e turismo de Balneário Camboriú vimos que o leque de produto oferecido nas agências é muito limitado, pois os serviços oferecidos são os mesmos dos últimos 10 anos, são poucas as novidades regionais apresentadas aos turistas, não por falta de atrativos mas sim de direcionamento dos serviços e produtos ao conhecimento desses visitantes. para haver a regionalização do turismo e consequentemente aguçá-los para um retorno.
 
Aos meus amigos e seguidores desejo um 2017 com muitos passeios em Santa Catarina.
 
 
O endereço do salão J/R, que tem um serviço personalizado e direcionado aos visitantes e aguarda a visita dos profissionais do turismo é: Rua 700, 235 - whatsapp (47) 99647-1673
Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 03/01/2017 às 15h25 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Final de ano é época de desejos, metas e agradecimentos.

Olá meus amigos.

O meus desejo é que em 2017 podemos nos conhecer pessoalmente em uma das visitas que organizo em Santa Catarina.

Quero agradecer o carinho de todos por seguir, acompanhar e pela credibilidade dada nas minhas sugestões, dicas de lazer e de entretenimentos. Pois recebo o feedback dos proprietários agradecendo-me pelas indicações e também pelos depoimentos positivos por parte dos turistas.

Quero aproveitar e desejar um Feliz Natal a todos e agradecer aos proprietários dos estabelecimentos que me atenderam abrindo as suas portas, me recebendo e recepcionando com um carisma enorme os meus convidados, e também aos leitores das minhas redes sociais satisfeitos pelas postagens.

Aproveitar para declarar o meu agradecimento a minha família por entender as idas e vindas e de coração pelo empenho da minha filha e da minha esposa, que são responsáveis também pela indução e pelas divulgações elaboradas nas postagens feitas durante todo este ano.

Acredito que poucos sabem que por trás de todas as visitas, o cronograma de embarque, reservas, roteiros e os detalhes dos textos, das dicas que apresento tem as mãos e a dedicação dos três.

Outro agradecimento que faço agora em meu nome e em nome dos leitores é para os colaboradores dos jornais que escrevo. Muitos deles não conheço pessoalmente, somente online, tanto os do Pagina 3 de Balneário Camboriú, do Folha Metropolitana de Joinville e do jornal Guaramirim que com seus esforços direcionam essas informações aos leitores do Norte e Planalto Catarinense.

Um Feliz Natal e feliz festas a todos!

Esse ano foi um ano de vitórias e muitas novas amizades. Nós visitamos o Vale Europeu, o Litoral Norte, Costa Verde & Mar, Caminhos do Alto Vale, Caminhos dos Príncipes, a Grande Florianópolis, Litoral Sul e pretendemos em 2017 apresentar o que faltou para fechar o leque dos circuitos turísticos catarinense.

Venha, vamos conhecer a Santa & Bela Catarina em 2017.

Indo juntos, por sua conta, com nosso direcionamento ou simplesmente lendo o que temos para oferecer em lazer e entretenimento, gastronomia e diversão.

Programe-se e venha em busca dessas emoções.
E se você tem um roteiro que queira apresentar ou queira conhecer em 2017 entre em contato.
e-mal euqueroirnessa@gmail.com

 

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 22/12/2016 às 13h33 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Conhecendo o Vale Europeu

 Um roteiro super interessante e agradável para se fazer é dar a volta no Vale Europeu e conhecer os extremos do circuito Caminhos do Alto Vale.

Esse passeio é o roteiro que estou formando conforme o pedido de um turista que me contratou para fazer o acompanhamento nas reservas e na elaboração do cronograma durante sua estada em Santa Catarina.

O acompanhamento é a partir de Curitiba saindo às 8h da manhã, onde direcionei ao Vale Europeu com previsão de chegada às 12h.

A primeira parada é em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil. Alí se pode almoçar e sentir o autêntico sabor alemão e tomar um chopp, se não for dirigir.

 A segunda parada do dia é em Timbó. Para chegar, o caminho é nos fundos de Pomerode e na saída da cidade não se pode deixar de conhecer o museu do Imigrante e a fábrica de velas.

Chegando em Timbó eu indico sempre almoçar na Taphyoca, sabor, qualidade e ótimo atendimento, que são marcas registradas em Santa Catarina.Esse cliente é um ciclo turista e na Taphyoca é justamente onde inicia-se a aventura.

Direcionei ele em sentido Benedito Novo para dormir na Toca dos Índios e conhecer aquele paraíso e também as belezas naturais de Dr. Pedrinho.

No segundo dia após o café, percorrer as trilhas e conhecer as grutas dos Índios, de repente cavalgar ou pedalar nas estradinhas de Alto São João, a dica é almoçar na Toca e deliciar-se das receitas da Giselle.

Na parte da tarde ir conhecer a cachoeira Salto Donner, a Cachoeira e Gruta Nossa Senhora de Fátima e o Cachoeira Salto Paulista. Retornar para Toca dos Índios, jantar e dormir ao som da natureza e acordar com o delicioso café da manhã que surpreenderá aos turistas e também a você que um dia irá conhecer.

Seguindo o roteiro, a sugestão é irem até o Recanto da Oma e conhecer o melhor do melhor que tem em Dr, Pedrinho. Sabor, emoções, experiências e muitas risadas com o bom humor do meu grande amigo Ronald. Natureza com muita gastronomia, um restaurante ao ar livre, esse é imperdível mesmo.

No fim do dia mais um pedal para gastar as calorias adquiridas pois são muitas e voltar a se hospedar na Toca.No terceiro dia o roteiro é ir a Rodeio conhecer o Caminhos dos Anjos, as vinícolas, almoçar na Maricota ou no centro de Ascurra, cruzar o rio Itajaí pela ponte de cabos e seguir até Ibirama, tomar um café em qualquer panificadora do centro, pois Ibirama é praticamente colonial, a Ilha da Bromélias também oferece essas iguarias. Outro lugar que é parada obrigatória é conhecer a Sarita e também o moinho do seu Manfred.

A dica é conhecer a cachoeira Sabiá e as de Presidente Getúlio, onde há dezenas delas. Em Getúlio tem a minha amiga Ana Lúcia Bittencourt que também recepciona e tem informações sobre os atrativos da cidade.

Sobrando um dia ou tendo a possibilidade de estender suas férias aconselhei-os a conhecer Blumenau, Balneário Camboriú e passar umas horas de alegria no litoral, pois o que realmente acalma em Santa Catarina não é água com açúcar e sim um maravilhoso banho de água salgada.Eles estão com as malas prontas, só falta você se preparar e vir conhecer.

Lembrete: a maioria dos estabelecimentos não aceitam cartões de crédito e os mercados e postos de combustíveis fecham aos domingos.

Venha conhecer.

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 23/11/2016 às 18h39 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade

Litoral Norte de Santa Catarina.

Outro dia fui convidado pelo prefeito e pelo secretário de turismo do município praiano muito pouco conhecido, Balneário Barra do Sul, para mostrar e divulgar os atrativos da cidade praia e capital das embarcações artesanais, aos profissionais do turismo, com intensão de ampliar o leque de atrativos turísticos que oferecemos aos turistas que visitam Santa Catarina.

O que vou relatar é um roteiro que inicia em São Francisco do Sul, passando pelo canal do linguado e terminando em Balneário Barra do Sul, não confunda com Balneário Camboriú que tem a Barra Sul.

Na cidade ilha, uma das mais antigas do Brasil, você tem dezenas de praias e opções náuticas, gastronômicas e culturais para conhecer e se divertir.

Uma das praias de fácil acesso e com atrativo cultural fascinante é a praia do Forte.

Ela esta localizada numa das pontas da ilha. Essa posição estratégica favorece a visualização parcial do lado sul, foi isto que levou a força nacional a montar uma base militar com casa da guarda, fortaleza e um forte com canhões e trincheiras.

Praticamente o centro da ilha é um museu ao ar livre, e falando em museu, São Chico como é carinhosamente chamada, tem o museu do Mar. Vale a pena conhecer.

Outra atração da ilha além das praias é navegar na baia da Babitonga, percorrendo as mais de 13 ilhas. E seguindo o roteiro tem o canal do Linguado onde se servem as melhores ostras da região, ou melhor onde se produz uma das melhores ostras de Santa Catarina.

Em Barra do Sul, as opções são inúmeras, passeio de barco para lazer ou pesca, percorrendo as cinco ilhas e os mais de 12 km de belas praias, desde agrestes a mais agitadas, como o centro e os point da moçada do surf.

A cidade de aproximadamente oito mil habitantes tem um diferencial que é sentir a cultura local muito viva e o calor humano no contato com os nativos, tanto no mercado de peixe, como também em várias pracinhas e ao redor das embarcações que entram e saem do canal momentaneamente.

Referente a boa comida não preciso nem dizer que os frutos do mar são o carro chefe da gastronomia caiçara.

Se você está buscando praias tranquilas com pouco movimento, o litoral norte catarinense é o lugar certo para você escolher. Mas preste atenção Balneário Barra do Sul nos meses de verão ultrapassa os 50 mil visitantes.

Outra curiosidade do lugar é a fábrica Buschle & Lepper S.A., responsável pela extração e produção de magnésio retirado do mar. Tive o privilégio de conhecer todo o processo juntamente com um grupo de amigos guias de turismo de Balneário Camboriú e região.

Na extração o retorno da água do mar é devolvida na areia da praia por canos, formando assim uma ducha de água salgada em plena praia agreste, uma atração peculiar e intrigante.

Então, no norte temos cultura e praias agrestes, escolha a sua.
Venha conhecer.

 

Escrito por Marcos Vinicios Pagelkopf, 11/11/2016 às 19h24 | mvpagelkopf@gmail.com

publicidade





1 2 3 4 5 6 7

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br