Jornal Página 3
Coluna
Mãe na Roda
Por Caroline Cezar

Dança Materna em BC!

Estão inaugurando duas turmas da Dança Materna em Balneário Camboriú, um trabalho que já acontece em várias cidades do país e que reúne movimento, leveza, integração, sociabilidade, acolhimento e descontração. Num importante período de construção de vínculo, que é o puerpério, a Dança Materna traz mães e bebês para a roda, e se junta a outras mães para se movimentar.  Conversamos com a professora Nanda Gomes*, que é professora licenciada e está à frente das turmas aqui na cidade. Ela explica um pouquinho mais sobre o método: 



O que é a Dança Materna?
R:
A Dança Materna é um trabalho, pioneiro no Brasil, da forma como foi estruturado, de dança e atenção integral à mãe e ao bebê, da gravidez aos três anos de vida, criado pela bailarina Tatiana Tardioli, de São Paulo. A Dança Materna acredita no entendimento do corpo muito além do que um encadeamento de músculos e articulações recheado por órgãos e revestido por pele. O corpo é parte integrante de quem o habita e está intimamente ligado às emoções, aos sentimentos, às pulsões. A dança resgata essa integração através da experiência desenvolvida na aula, que tem o objetivo de propiciar às mulheres a oportunidade de dançar e de cuidar de si e do seu bebê após o parto, de maneira prazerosa, saudável e segura. Também serve como um espaço de reinserção e sociabilidade, no qual o bebê é bem vindo e onde a mãe pode compartilhar experiências com outras mulheres que também estão passando pelo puerpério. É uma vivência especial por meio da arte e da dança!

Como acontece uma aula da Dança Materna?
R:
A aula acontece com muita leveza, amor, riso, conversa e dança! Tem duração de uma hora e meia, as mães vão chegando, se acomodam e começamos com um aquecimento, depois os bebês passam para os carregadores e começamos a dança, que termina em um delicioso relaxamento!

Quais benefícios você destaca?
R:
A Dança Materna para Mães Pais e Bebês, além de propiciar a vivência especial de dançar em dupla (ou em trio, já que o pai é sempre bem vindo), possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto, uma prática corporal saudável e incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe/pai e filho num momento gostoso de troca. Para o bebê traz o conforto do balanço na dança, espaço para que possa brincar e explorar suas possibilidades corporais, acolhimento e relaxamento num ambiente onde a amamentação é incentivada. O contexto é considerado em toda sua complexidade e delicadeza e o momento da dança é o auge nesta teia de sentidos e relações. Além do circulo de mães que é criado e gera uma rede de apoio incrível!


* Um pouquinho sobre a Nanda Gomes:
Sou mãe da Angelina de 1ano e 5 meses, desde o momento que soube que carregava ela dentro de mim minha vida abriu esse caminho mágico dentro da maternidade, primeiro na busca de um parto respeitoso, onde ela pudesse chegar ao mundo com amor -no meio dessa busca me formei Doula pelo DONA internacional. Depois que ela chegou ao mundo do jeito que ela queria e cercada de amor, o puerpério me foi apresentado e nele percebi a importância de uma rede de apoio entre mulheres, a importância da inserção de uma mãe no universo social que ela e seu bebê coubessem, e foi então que conheci a Dança Materna e me encantei. Logo fiz a formação e me tornei professora licenciada no método da Dança Materna para mães e bebês de colo e engatinhantes, que preenche essa minha vontade de tornar o puerpério um lugar de acolhimento e leveza!

..........................

AS AULAS DA DANÇA MATERNA em Balneário Camboriú acontecem no estúdio Prana e Yoga, aos sábados pelas manhã; e no Amaroelo, na Praia do Estaleiro, às sextas à tarde e em datas especiais. Informações pelo telefone (48) 9915-7061 ou nanda.gomes@dancamaterna.com.br.

Escrito por Caroline Cezar, 29/08/2016 às 09h22 | carol.jp3@gmail.com

publicidade





publicidade








Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br