Jornal Página 3
Coluna
Frente & Verso
Por Daniele Sisnandes

Falta de timing

A prefeitura anda ruim de timing. Já são sete meses de governo e as coisas continuam demorando pra “desenrolar” na divulgação de informações. O último exemplo disso foi a programação de aniversário da cidade.

Primeiro a demora. Não foi simples, mas o Página 3 conseguiu furar o cerco e largou no dia 24 de junho na edição impressa, as primeiras informações sobre a programação. Na semana seguinte tentou complementar o material e encontrou dificuldades porque ainda não estava finalizada.

A programação começou no sábado (1º) com diversas atividades, porém até o final da tarde de sexta-feira o município não havia se atentado para a divulgação da programação completa.

Nós na redação ficamos catando release por release pra ver o que era programação e o que não era. Para facilitar a vida do leitor, fizemos uma matéria com a programação toda para o final de semana e divulgamos no site. 

Na segunda-feira um release com a programação dentro de um arquivo zipado foi publicado. Nossa equipe retirou o material do pdf e transformou em uma tabela para fácil acesso no nosso site.

Depois vi que a prefeitura publicou novamente esse release em um novo formato, sem a tabela, mas em texto, separando as atividades por setores. Também publicou só ontem (3) a arte dos 53 anos de BC, no site e nas redes.

O serviço público deve ser um perrengue danado, cheio de burocracias e outras coisas para vencer, porém datas comemorativas acontecem todo ano, quer mude o governo ou não, dava pra se programar para informar o cidadão. Não pensem que isso não interessa, pois foi um dos assuntos mais clicados dos últimos dias, envolve esforço e recursos públicos e é para o povo.

Venho compartilhar isso aqui para que o público entenda como funciona os bastidores da informação. É complicado, nem sempre as próprias fontes têm os dados ou são autorizadas a fornecer. Fica o cidadão sem saber, fica a gente tendo que correr um monte para conseguir uma informação que é de interesse do município ser divulgada!

Agora a prefeitura está finalizando uma licitação de agência de publicidade, vão ser R$ 3 milhões para os próximos 12 meses, fico me perguntando se não seria interessante investir internamente no setor de comunicação. 

Tem um monte de agências de assessoria na região que fazem um trabalho primoroso na divulgação de eventos, podiam ser procuradas para uma consultoria talvez, ou quem sabe um apoio entre colegas. Esses profissionais chegam na redação com as fontes, ligam, buscam espaço de forma cordial. Isso garante muita divulgação espontânea e seria uma mão na roda para quem anda trabalhando no limite prudencial nas despesas, não acham? Continuo sem entender a forma desse setor trabalhar. Sei lá, entende...vamos em frente.

Escrito por Daniele Sisnandes, 04/07/2017 às 14h20 | danikahc@gmail.com

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