Jornal Página 3
Coluna
Falando nisso
Por Marlise Schneider

É preciso aproveitar o momento!

Nossa praia que já está muito doente, sofreu mais um forte abalo neste final de semana. Já vi acontecer em outras ocasiões mas essa foi a maior que já vi.

A beira mar desapareceu, se não fosse o paredão de concreto e a falta da vegetação nativa (aquela espinhenta que obrigava as pessoas a ir para praia calçadas) seria possível imaginar uma 'volta ao passado'...porque as fotos de meio século atrás mostram exatamente isso, areia e mar.

Por conta desse fenômeno, a 'invasão' do mar foi o assunto em todas as rodas...uns dizendo que "é o mar buscando de volta o que tiraram dele'...outros diziam que "a lua está mais próxima da terra e promove esse tipo de reações"...ouvi também que "é a resposta da natureza aos abalos que o homem está provocando", "que alargar a nossa faixa de areia se tornou mais do que necessário e urgente,...

Hoje cedo fotografei a beira mar, parte dela ainda com muita areia, caminhões tirando a areia sobre a avenida...e aí está minha interrogação: para onde vai toda essa areia? Todos os dias estamos tirando areia e mais areia da praia...para onde vai? E a falta de ela vai fazer na orla! Sob alegação de 'limpar' e 'oxigenar' a areia, todas as noites passam por ela caminhões e patrolas levantando areia, que não volta mais.

É um problema antigo, sério e que está sem solução.

É preciso aproveitar esse momento e pensar em soluções antes que seja tarde demais, porque o assunto exige, é sério e compromete o turismo e, por consequência, todos que dele sobrevivem.

Escrito por Marlise Schneider, 31/10/2016 às 11h18 | lisi@pagina3.com.br

publicidade





publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br