Jornal Página 3
Coluna
Conteúdo Sustentável
Por Conteudo Sustentável

Uma empresa mais sustentável! Por onde começar?

Uma grande preocupação das empresas que querem, de alguma forma, se tornar mais sustentáveis, é saber por onde começar.
 
Realmente é uma questão um tanto complexa para gestores que estavam acostumados a pensar:  Gerar lucro para os acionistas é a principal razão de existir de uma empresa.
 
Essa ideia não está de toda errada, caso contrário, ninguém mais abriria uma empresa. O problema é o gerar lucro a qualquer custo, sem tomar as responsabilidades para si. Essa sim é a ideia errada.
 
A transformação de uma empresa é um processo muito lento, isso acaba desanimando alguns gestores. A empresa tem que ter em mente que é uma tendência que não tem volta. Empresas que não adequarem seus processos, não conseguirão competir num futuro próximo.
 
Ser uma empresa inteligente é começar hoje, mesmo que de forma mais lenta, a modificar suas verdades. Não esperar uma lei nova que, em um prazo curto, obriga empresas a modificarem toda sua estrutura. Muitas não possuem recursos financeiros para uma adequação rápida.
 
Então, comece hoje!
 
Analise todos os processos, a  cultura organizacional, o relacionamento com clientes, fornecedores, funcionários, comunidade, meio ambiente, governo, enfim, a análise vai mostrar em que ponto a empresa se encontra e depois é só decidir onde ela quer chegar.
 
O caminho entre os dois pontos é o trabalho mais complexo que demanda tempo, reflexões, conscientização, conversa, atitude e muita força de vontade.
 
Cada objetivo pode ser dividido em várias tarefas, isso ajuda a ver a evolução do conceito sendo aplicado. Também unir os departamentos para conversar é uma boa ideia, já que cada um tem um ponto de vista, você consegue ter a visão da sua empresa como um todo.
 
Para montar os relatórios, você precisará de uma equipe unida e que entenda a importância do processo.
 
Não vamos nos enganar, sim, é trabalhosa a transformação, mas recompensadora quando os frutos começarem a aparecer!
 
O importante é essa nossa visão de mundo, visão responsável pelo espaço que ocupamos, visão de humanidade e de responsabilidade.
 
Sua empresa é muito importante para a sustentabilidade e, utilizar a responsabilidade socioambiental como estratégia dela, é uma ótima escolha que demonstra a maturidade dos seus negócios.
 
Janet Carolina
 
Texto originalmente postado no Blog da Conteúdo Sustentável.
Escrito por Conteudo Sustentável, 09/09/2015 às 10h34 | contato@conteudosustentavel.com

publicidade





publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br