Jornal Página 3
Coluna
Conteúdo Sustentável
Por Conteudo Sustentável

O poder da loucura!

 
No post dessa semana quero compartilhar um texto que escrevi no início de 2013. Esse texto traz uma reflexão com base no livro “Você está louco! Uma vida administrada de outra forma” de Ricardo Semler.
 
Pensei nesse assunto porque acredito combinar com o momento que vivemos hoje. Um tempo que é necessário se reinventar, reinventar nossos modelos de negócios, reinventar processos. 
 
Outra palavra que usamos com frequência e, muitas vezes, não sabemos o que fazer com ela, é a palavra “inovação”. Para inovar precisamos enxergar além do que costumamos ver, precisamos interligar informações e áreas do conhecimento.
Precisamos entender que todos são importantes no processo da mudança. Para você criar um negócios inovador você precisa ser um pouco louco.
 
Bom, deixo você com a reflexão sobre o livro. Espero que ela lhe inspire no processo de mudança! :)
 
Você está louco!!
 
Essa frase é bem conhecida para quem aprecia as obras de Ricardo Semler.
 
“Você está louco” é o nome de um dos livros dele que ao final faz você refletir sobre como está levando a sua vida, que importância você dá aos momentos de lazer e o quanto você faz pelo seu bem-estar e saúde.
 
Não, ele não é um livro de autoajuda, para mim está entre um dos melhores livros de administração.
 
O poder da loucura está no fato de não fazer apenas o que é usual ser feito, é saber que as leis trabalhistas dispõem o mínimo que uma pessoa precisa para não ser “escrava” do trabalho, mas que não contemplam todos os campos de uma vida mais saudável e feliz.
 
O grande problema em fazer mais para todos é que a mudança, nesse caso, deve começar em quem “manda” na empresa. Os casos de Semler deram certo porque ele tem essa visão ousada e pode colocar em prática nos seus negócios. O desafio é fazer com que empreendedores, acionistas, diretores e administradores consigam enxergar com outros olhos as mudanças que precisam ocorrer para uma melhor qualidade de vida da comunidade em geral.
 
Por que você acha que, sob a gestão de Semler, os rendimentos cresceram de quatro milhões de dólares, em 1982, para 212 milhões de dólares em 2003? Porque ele viu que as coisas precisavam mudar e que funcionários com liberdade tinham mais responsabilidade.
Realmente você precisa ser um pouco louco para por em prática ideias loucas.
 
Com certeza algumas darão certo, outras darão errado, outras no começo serão o máximo e depois irão perder a graça.
Mas o importante é nunca se acomodar!
 
Olhar em volta e ver a necessidade dos outros, pensar em novas ideias para modificar situações, fazer negócios mais responsáveis e sustentáveis são atos de amor.
 
Amor é o que está faltando no mundo.
Um pouco de loucura não faz mal a ninguém, isso dá um sabor doce na vida.
Leitura super recomendada: Você está louco! Uma vida administrada de outra forma. – Ricardo Semler.
 
Janet Carolina
 
Escrito por Conteudo Sustentável, 13/08/2015 às 11h11 | contato@conteudosustentavel.com

publicidade





publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br