Jornal Página 3
Coluna
Conteúdo Sustentável
Por Conteudo Sustentável

O que é sustentabilidade empresarial?

 
Você ainda acha que sustentabilidade empresarial é um bicho de sete cabeças e que isso é assunto para ativistas? Então, leia o texto abaixo para descobrir que sustentabilidade é um tema atual que veio para mudar a forma de se fazer negócios.
 
Até muito pouco tempo atrás eu nunca tinha ouvido falar em sustentabilidade e pode até ser que tivesse visto o termos em algum lugar, mas jamais tive a noção da grandeza até começar a estudar sobre ela depois de ter aberto meu primeiro negócio.
 
Na faculdade, que eu terminei no final do 2008, tive apenas uma matéria sobre responsabilidade social e, ainda assim, não tive noção do que era a sustentabilidade empresarial em toda sua abrangência.
 
Em 2010, ao abrir meu primeiro negócio, eu comecei a me interessar sobre o tema aplicado a condomínios, já que minha ideia de negócio era a administração de condomínios. Com isso, fui pesquisando, fui me interessando e aprendendo, aos poucos, o que é a sustentabilidade.
 
O tempo passou e eu continuei estudando sobre o assunto. Então, conheci os Balanços sociais, Balanços socioambientais e os Relatórios de sustentabilidade. Fui trabalhar em uma empresa onde pude colocar em prática o que aprendia no meu MBA.
 
Era tarde demais, me apaixonei pelo assunto e pela possibilidade de ajudar empresas a mudarem suas realidades, melhorarem a vida dos que fazem ela funcionar, praticarem a responsabilidade em todos os seus sentidos.
 
E ao final, aqui estou hoje, trabalhando com muito amor na Conteúdo Sustentável para que você também possa entender que sustentabilidade tem a ver com negócios, que ela é uma forma de gerenciar, que ela precisa estar na estratégia e que ela é a única forma saudável de manter uma empresa.
 
Por saber o quão reduzido é o material sobre o assunto, sei que você pode ser uma pessoa que ainda não entende muito bem como a sustentabilidade pode estar integrada aos negócios e eu vou tentar abordar esse assunto da forma mais simples possível.
 
A sustentabilidade está fundamentada em um tripé que tem como pilares a parte econômica, a social e a ambiental.
 
A sustentabilidade empresarial trabalha estas três áreas dentro de uma empresa e, se um lado for negligenciado, a estrutura pode vir abaixo.
 
Claro que, dependendo do ramo da sua empresa, ela terá mais demanda e responsabilidade de cuidar de algum pilar específico, mas apesar disso, ela não pode fechar os olhos para os outros pilares.
 
Um banco, por exemplo, pode ter mais responsabilidade de trabalhar o lado econômico porque faz parte do produto deles, eles têm a responsabilidade de zelar pela economia saudável de sua comunidade. Um banco não pode deixar de olhar para o pilar ambiental e, portanto, vai promover ações necessárias, mas não tem a responsabilidade que uma empresa de produtos químicos têm, por exemplo.
 
Cada empresa precisa se conhecer e analisar seus impactos positivos e negativos perante seu público interno e também seu público externo. Para entender melhor você precisa aprender a conversar com os envolvidos nas operações de sua empresa, eles têm uma outra visão do negócio e podem ter coisas interessantes a dizer.
 
Inserir a sustentabilidade na gestão empresarial significa respeitar as relações. Ouvir colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros. Promover a qualidade de vida, incentivar a conscientização para coisas boas, preservar o meio ambiente, respeitar as legislações, fazer negócios inovadores que melhorem o dia a dia das pessoas, olhar para o ser humano como uma vida e não como um número para gerar lucro.
 
Tudo isso faz parte de uma empresa sustentável. Se você é uma pessoa do bem, não tem como não compreender a importância dela para os negócios. Fazer a coisa errada dá mais trabalho do que fazer as coisas corretas, isso é uma certeza de uma ex-contadora que já viu coisas nada legais.
 
Espero que, com estas poucas linhas, eu tenha conseguido despertar o seu interesse para a sustentabilidade empresarial. Não é coisa somente para ativistas, é uma coisa para quem quer mudar o mundo para melhor. Estamos caminhando para o caos e, se não mudarmos o rumo, as coisas irão piorar cada vez mais para as gerações que virão. Faça parte da mudança, transforme seu negócio na melhor versão que ele possa ser e conte com a gente!
 
Janet Carolina
 
Texto originalmente postado no Blog da Conteúdo Sustentável.
Escrito por Conteudo Sustentável, 05/08/2015 às 10h02 | contato@conteudosustentavel.com

publicidade





publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br