Jornal Página 3
Coluna
CINERAMA BC
Por André Gevaerd

Últimos dias para as inscrições nas Oficinas CINERAMABC!

 


O Cineramabc oferece as oficinas "Um Olhar do Ator para o Cinema - Interpretação e Direção de Atores para Cinema e TV” e "Iniciação para Atores – Infantil e Infanto-juvenil”, a segunda com patrocínio da FCBC. As duas oficinas abordam importantes noções de interpretação e sobre o trabalho com a câmera. Instruídas por Ivo Müller, ator catarinense indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim, têm objetivo de estimular atores iniciantes ou profissionais a buscar um caminho para a atuação no teatro, cinema e televisão.

 

As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato@cineramabc.com . O interessado deve enviar uma foto, nome completo, idade, nº de identidade (RG ou CPF), telefone e e-mail para contato. Garanta sua vaga com antecedência, pois as oficinas estão sujeitas a lotação.

 

Para maiores informações, acesse: www.cineramabc.com

 


Escrito por André Gevaerd, 23/09/2014 às 11h23 | andre@cineramabc.com

publicidade

Um Olhar do Ator para o Cinema - Oficina de interpretação e direção de atores para Cinema e TV

Oficina de interpretação e direção de atores para Cinema e TV
Com Ivo Müller

Balneário Camboriú
Setembro / Outubro
2014

A oficina aborda importantes noções sobre interpretação para trabalho com câmera. Contando ou não com a figura de um preparador de elenco, o ator deve ter um caminho próprio, único e individual para trabalhar com a direção do filme, série ou novela.
O objetivo da oficina é estimular atores, diretores e participantes em geral a valorizarem as referências e os mestres, desde que esses modelos apontem caminhos para a liberdade da criação individual. Será realizada uma gravação no segundo módulo da oficina (opcional).

Público Alvo: Aberta para interessados em geral, atores experientes, atores iniciantes, diretores
Idade: a partir de 14 anos

Módulo 1:
Carga Horária: 16 Horas
Datas: de 29 de Set a 02 de Out
Horário: 18h30 às 22h30
Custo: R$12 hora/aula = total de R$192

Módulo 2:
Carga Horária: 20 Horas
Datas: de 20 a 24 de Out
Horário: 18h30 às 22h30
Custo: R$12 hora/aula = total de R$240

Módulo 1 e 2 combinados:
Carga Horária: 36 Horas
Datas: de 29 de Set a 02 de Out e de 20 a 24 de Out
Horário: 18h30 às 22h30
Custo: R$8 hora/aula = total de R$360

Garanta a sua vaga com antecedência pois as oficinas estão sujeitas a lotação.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato@cineramabc.com . O interessado deve enviar uma foto, nome completo, idade, nº de identidade (RG ou CPF), telefone e e-mail para contato.



CONTEÚDO DO PROGRAMA

Módulo 1:
Estudo de referências – grandes atores e grandes atuações
O Corpo do Ator – cinema x teatro x tv
A primeira abordagem do roteiro
O trabalho com diálogos

Módulo 2:
Jogos de integração
A segunda abordagem do roteiro – Monólogos
O Mercado de trabalho

SOBRE IVO MÜLLER

Ivo Müller foi o único ator brasileiro a concorrer ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2012, com o premiado filme Tabu, do português Miguel Gomes. Escreve sobre cinema para os jornais do Grupo RBS e é professor de interpretação e direção de atores da Escola Livre de Cinema Inspiratorium. Foi ator no CPT, do diretor Antunes Filho, e no Grupo Tapa, dirigido por Eduardo Tolentino, dois dos maiores encenadores do país.

Seus trabalhos mais recentes são: O Negócio (HBO), A Menina Sem Qualidades (MTV), Califórnia, de Marina Person (2015) e Lascados, de Vitor Mafra (2014). É um dos protagonistas, junto com Chico Diaz e Sandra Corveloni, do filme Oração do Amor Selvagem (estreia em 2015), longa de Chico Faganello.


Site: www.ivomuller.com.br

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

O que é o estudo de referências?
Vamos assistir e analisar o trabalho de alguns atores, seus grandes momentos no cinema.
As linguagens teatrais e audiovisuais caminham juntas no mundo contemporâneo, por isso, é importante que atores assistam a muitos filmes, conheçam os atores, seus estilos, sua época e suas máscaras.
Conhecer atores que podem servir de modelo e também de antimodelo para seu trabalho.
Deixamos espaço aberto para os alunos se manifestarem na discussão, mas direcionamos a conversa, apontando elementos que vamos usar depois.
Essas serão as primeiras quatro horas de aula.
Se as discussões renderem, mostramos mais cenas.

Quais atores vamos estudar?
Isso pode variar, mas vamos ver com certeza:
Renée Jeanne Falconetti (dirigida por C.T. Dreyer), Liv Ullman (dirigida por Ingmar Bergman), Marlon Brando, Bette Davis, Ricardo Darín, entre outros mais conhecidos quando sobra tempo.
Atores brasileiros: Matheus Naschetergale e o João Miguel.

Preciso ver os filmes antes?
Não, não é necessário.

Vamos fazer exercícios práticos?
Sim, mas não é obrigatório. O ideal é que pelo menos 50% da turma faça os exercícios dessa segunda e/ou terceira aula, quando vamos trabalhar o Corpo do Ator. Os alunos que não quiserem fazer essa parte serão ouvintes.
Para isso, tragam roupas soltas e leves, como calça de moletom.
Jeans, salto, etc, não servem para a oficina.

Quais são os exercícios?
Isso pode variar de turma para turma. Em geral, vamos trabalhar exercícios sugeridos pelo ator e preparador Harold Guskin, pouco conhecido por aqui (preparou Glenn Close, Matt Dillon, James Gandolfini, da Família Soprano).
Em especial o que ele chama de tirar o texto da página, que consiste num exercício de respiração quando se estuda o roteiro.
Fazemos também um exercício conhecido como repetition, do preparador Sanford Meisner. Não vamos trabalhar nenhum dos métodos como regra geral, pois a oficina estimula criação de método próprio de estudo, ou seja, aponta caminhos para que os atores experimentem.
Acabei de fazer um curso com o diretor russo Sergey Zemtov, sobre Stanislavki nos dias atuais. Pretendo usar alguns dos exercícios nessas aula também.
Isso toma grande parte da oficina e inclui a preparação de cenas curtas e a discussão delas.
Jamais vamos pegar o texto, decorar e apresentar. As cenas já estão inseridas no contexto dos exercícios, são estudadas de maneira orgânica e divertida.

Como vamos trabalhar com roteiro?
Levamos cenas já impressas, mas os alunos podem trazer seus trechos favoritos também. Caso o filme/ série seja em inglês, sugerimos uma adaptação do texto da legenda.
IMPORTANTE – se você trouxer uma cena, venha com o texto impresso, NUNCA decorado.
Os exercícios de abordagem do roteiro estão integrados com a prática de corpo, como descrevemos acima.

Por que uma oficina de arte deve falar de mercado?
Com o crescimento das ofertas de trabalho em cinema e seriados de tv, é importante saber como funciona um set, as funções de cada profissional, a relação com a direção e os assistentes.
Saber o papel de um produtor de elenco, a diferença entre produtor de elenco e agente.
O cinema é uma arte industrial. Mesmo filmes autorais tem processos que envolvem muitos profissionais, que devem estar preparados para desempenhar bem o seu papel. Quando o filme está pronto, existe toda uma cadeia de distribuidores e exibidores.
É importante ter noções sobre o que envolve o trabalho do ator nessa cadeia.

A oficina é aberta para público em geral. A turma não fica muito heterogênea, com gente experiente e sem experiência?
No set, muitas vezes você trabalha com atores de diferentes escolas, que passaram por experiências completamente distintas em trabalhos anteriores.
Quanto mais heterogênea, mais rica. No cinema, há atores mais jovens, pouco experientes, atores formados, atores que já fizeram filmes, figurantes, elenco de apoio, participações.
Um ator deve ajudar o outro. Uma grande atuação é feita com trabalho coletivo.
Caso a turma seja heterogênea, levo isso para a oficina, como se fosse o set. A gente simula isso trabalhando com atores mais experientes e menos inexperientes. Isso é muito rico. Faz parte do trabalho ter essa flexibilidade.
Alguns conceitos parecem básicos. Mas grandes atores estão sempre estudando, fazendo reciclagem de ideias. Conhecendo novos métodos e artistas.

Como será a gravação de cena?
Na segunda etapa da oficina, vamos falar do que chamo “o caminho do ator”. Da preparação individual, passando pela escolha do elenco, ao momento da filmagem.
Talvez simule um teste de elenco, vou sentir isso com a turma. Participa quem quer.
Quero falar também das participações no cinema e em tv.
- aqui vou citar trechos do livro de entrevistas do crítico Laurent Tirard, em que grandes diretores de cinema dão sua opinião sobre: escolha de elenco, a maneira que cada um enxerga a direção dos atores.



Para maiores informações acesse: www.cineramabc.com.br
 

 

Escrito por André Gevaerd, 09/09/2014 às 14h27 | andre@cineramabc.com

publicidade

Oficina de Iniciação para Atores - Infantil e Infantojuvenil

Oficina de interpretação infantil e infanto-juvenil para cinema e televisão
Com Ivo Müller

Balneário Camboriú
Setembro / Outubro
2014

A oficina aborda a iniciação do trabalho como ator para público infantil e infanto-juvenil. Jogos lúdicos serão a base do estudo, que estimula jovens e crianças a buscar, no ato de brincar, um caminho de atuação para o teatro, cinema e televisão.
Os chamados jogos teatrais despertam a busca por método de próprio de trabalho, baseado não em modelos externos, mas na personalidade de cada um.

Voltada para a realização do curta-metragem Valentina, de André Gevaerd – atores e não-atores até 10 anos – e conta com o patrocínio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú – LICBC.

Público Alvo: Aberta para interessados em geral, atores mirins, atores iniciantes
Idade: entre 06 e 10 anos
Carga Horária: 30 Horas
Datas: de 29 de Set a 02 de Out e de 20 à 24 de Out
Horário: 09h00 às 12h00
Custo: Gratuito

Garanta a sua vaga com antecedência pois as oficinas estão sujeitas a lotação.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato@cineramabc.com . O interessado deve enviar uma foto, nome completo, idade, nº de identidade (RG ou CPF), telefone e e-mail para contato.

CONTEÚDO DO PROGRAMA

Módulo 1 (de 29 de Set a 02 de Out):
Jogos de Integração
O Corpo do Ator
Improvisação

Módulo 2 (de 20 à 24 de Out):
Jogos Teatrais com a Temática do filme Valentina
A abordagem do roteiro
Gravação de cenas

SOBRE IVO MÜLLER

Ivo Müller foi o único ator brasileiro a concorrer ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2012, com o premiado filme Tabu, do português Miguel Gomes. Escreve sobre cinema para os jornais do Grupo RBS e é professor de interpretação e direção de atores da Escola Livre de Cinema Inspiratorium. Foi ator no CPT, do diretor Antunes Filho, e no Grupo Tapa, dirigido por Eduardo Tolentino, dois dos maiores encenadores do país.

Seus trabalhos mais recentes são: O Negócio (HBO), A Menina Sem Qualidades (MTV), Califórnia, de Marina Person (2015) eLascados, de Vitor Mafra (2014). É um dos protagonistas, junto com Chico Diaz e Sandra Corveloni, do filme Oração do Amor Selvagem (estreia em 2015), longa de Chico Faganello. 


Site: www.ivomuller.com.br

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

Vamos fazer exercícios práticos?
Sim. O ideal é que pelo menos 50% da turma faça os exercícios dessa segunda e/ou terceira aula, quando vamos trabalhar o Corpo do Ator. Os alunos que não quiserem fazer essa parte serão ouvintes.
Para isso, tragam roupas soltas e leves, como calça de moletom.
Jeans, salto, etc, não servem para a oficina.

Quais são os exercícios?
Isso pode variar de turma para turma. Em geral, vamos trabalhar exercícios sugeridos pelo ator e preparador Harold Guskin, pouco conhecido por aqui (preparou Glenn Close, Matt Dillon, James Gandolfini, da Família Soprano).
Em especial o que ele chama de tirar o texto da página, que consiste num exercício de respiração quando se estuda o roteiro.
Fazemos também um exercício conhecido como repetition, do preparador Sanford Meisner. Não vamos trabalhar nenhum dos métodos como regra geral, pois a oficina estimula criação de método próprio de estudo, ou seja, aponta caminhos para que os atores experimentem.
Vamos fazer também alguns jogos de integração ou jogos teatrais, que estimulam o estudo do roteiro na negativa, ou seja, buscando tudo o que o personagem não é. E também trabalhar o texto com o absurdo – ir para o oposto da primeira ideia, o que amplia as possibilidades de interpretação.
Isso toma grande parte da oficina e inclui a preparação de cenas curtas e a discussão delas.
Jamais vamos pegar o texto, decorar e apresentar. As cenas já estão inseridas no contexto dos exercícios, são estudadas de maneira orgânica e divertida.

Como vamos trabalhar com roteiro?
Levamos cenas já impressas, mas os alunos podem trazer seus trechos favoritos também. Caso o filme/ série seja em inglês, sugerimos uma adaptação do texto da legenda.
IMPORTANTE – se você trouxer uma cena, venha com o texto impresso, NUNCA decorado.
Os exercícios de abordagem do roteiro estão integrados com a prática de corpo, como descrevemos acima.

Por que uma oficina de arte deve falar de mercado?
Com o crescimento das ofertas de trabalho em cinema e seriados de tv, é importante saber como funciona um set, as funções de cada profissional, a relação com a direção e os assistentes.
Saber o papel de um produtor de elenco, a diferença entre produtor de elenco e agente.
O cinema é uma arte industrial. Mesmo filmes autorais tem processos que envolvem muitos profissionais, que devem estar preparados para desempenhar bem o seu papel. Quando o filme está pronto, existe toda uma cadeia de distribuidores e exibidores.
É importante ter noções sobre o que envolve o trabalho do ator nessa cadeia.

Como será a gravação de cena?
Na segunda etapa da oficina, vamos falar do que chamo “o caminho do ator”. Da preparação individual, passando pela escolha do elenco, ao momento da filmagem.
Talvez simule um teste de elenco, vou sentir isso com a turma. Participa quem quer.
Quero falar também das participações no cinema e em tv.
- aqui vou citar trechos do livro de entrevistas do Laurent Tirard, em que grandes diretores de cinema dão sua opinião sobre: escolha de elenco, a maneira que cada um enxerga a direção dos atores.
O trabalho de gravação de cenas será realizado por um cinegrafista, que virá num dia específico. A gravação é opcional e o material pode servir como portifólio para os alunos que se sentirem preparados para expor o que estudaram.



Para maiores informações acesse: www.cineramabc.com.br

 

 

Escrito por André Gevaerd, 09/09/2014 às 11h32 | andre@cineramabc.com

publicidade

Convocação Assembleia Geral Ordinária para Fundação do Fórum Setorial Audiovisual Catarinense

 

 


A sociedade civil organizada por intermédio de seu representante estadual, Fábio Brüggemann, convoca todos os profissionais, pesquisadores e interessados atuantes na área audiovisual no estado de Santa Catarina para a Assembleia Geral Ordinária.

A realizar-se no Auditório 1 - (LED) Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Tecnológico, Campus Universitário - Trindade - Florianópolis - SC - CEP: 88040-970 no dia 19 de agosto de 2014, terça-feira, às 19h, a fim de criar o Fórum Setorial do Audiovisual Catarinense.

Haverá transmissão e participação online, através de comentários e votações, via grupo no Facebook, criado especificamente para esta assembleia, no qual constarão todas as informações referentes à pauta e orientações práticas para participação online. 

**********************************************
LINK PARA TRANSMISSÃO AO VIVO: http://tvled.egc.ufsc.br/aovivo/ 

LINK PARA O GRUPO NO FACEBOOK:https://www.facebook.com/groups/1478726909039353

**********************************************

Obs.: Problemas como cookies e navegador podem surgir, por isso pedimos a todos que testem com antecedência para que a transmissão e participação seja eficaz.

Como chegar no laboratóriohttp://www.led.ufsc.br/images/upload/mapa_full.jpg

Como chegar no auditório 
http://www.led.ufsc.br/index.php/contato 

(Prédio azul atrás do Centro de eventos da UFSC)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS

*** TRANSMISSÃO

A transmissão será via streaming, para aqueles que não poderão comparecer fisicamente, precisam do seguinte:

- Abra com seu navegador o link http://tvled.egc.ufsc.br/aovivo/ 

- Faça um teste previamente, pois talvez seu navegador exija a instalação de um plugin. Se for necessário, instale-o com antecedência e teste novamente.

O sinal de que está funcionando é visualizar a tela em execução.

*** INTERAÇÃO: OPINIÃO E VOTO

A solução de streaming é como uma transmissão de TV aberta, impedindo a interação direta.

O facebook é gratuito por isso organizamos de uma forma que fique claro e de fácil acesso.

Adicionaremos todos os membros que tiverem interesse. 

Para aqueles que utilizam nomes artísticos ou outra nomeação, por favor enviem seus perfis do facebook para incluirmos.

*** PARA OPINAR

Os pontos que forem discutidos na pauta serão postados no grupo no mesmo instante em que são relatados em assembleia.

Todos pelo perfil do secretário eleito na assembleia. 

As opiniões do espectadores deverão ser postadas nos comentários da postagens e serão lidas em assembleia para debates.

*** PARA VOTAR

Todos os pontos de pauta para votação serão colocados escritos detalhadamente no grupo no formato enquete, com as opções a serem assinaladas.

*** ATENÇÃO

- Cada pessoa poderá incluir apenas um perfil.

- Não serão aceitas votações, nem inclusão de opinião por outros meios que não sejam o grupo.

- Após o encerramento de votação, não serão consideradas mudanças de votos. 

 

 

Escrito por André Gevaerd, 19/08/2014 às 15h59 | andre@cineramabc.com

publicidade

Inscrições para Teste de Elenco vão até 21 de agosto

 

O Cinerama.BC lança a SEGUNDA CHAMADA para os TESTES DE ELENCO dos curtas-metragens "VALENTINA" e "NOAH"!


Envie o seu curriculum com fotos, e-mail, telefone e o personagem que tem interesse para: contato@cineramabc.com

As inscrições vão até quinta-feira, 21 de agosto. Os selecionados receberão um e-mail de confirmação com data, horário e local do teste, que acontecerá em Balneário Camboriú.

Lembrando que não é preciso experiência na área.



CONFIRA OS PERFIS DOS PERSONAGENS:

VALENTINA
(direção de André Gevaerd)


1 menina aprox. 8 anos (6-8 anos)
1 garoto aprox. 15 anos (13-16 anos)
1 menino aprox. 8 anos (6-10 anos)
1 mulher aprox. 70 anos (60-80 anos)

NOAH
(direção de Diego Augusto Elias)

1 garoto skatista aprox. 16 anos (16-19 anos), cabelo comprido
1 garoto skatista aprox. 16 anos (16-19 anos), cabelo curto
1 garota skatista aprox. 16 anos (16-19 anos)


PARTICIPE!


Realização CINERAMA.BC, com apoio da LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA, FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ e BC FILM COMMISSION
 
 

(poster art por Brianne Lee)
Escrito por André Gevaerd, 15/08/2014 às 12h56 | andre@cineramabc.com

publicidade

Convocação para Assembleia Geral Ordinária da Fundação do Fórum Setorial Audiovisual Catarinense

 

A sociedade civil organizada, por intermédio de seu representante estadual Fábio Brüggemann, convoca todos os profissionais, pesquisadores e interessados atuantes na área audiovisual no estado de Santa Catarina para a Assembleia Geral Ordinária.

A realizar-se no Auditório 1 - (LED) Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Tecnológico, Campus Universitário - Trindade - Florianópolis - SC - CEP: 88040-970 no dia 19 de agosto de 2014, terça-feira, às 19h, a fim de criar o Fórum Setorial do Audiovisual Catarinense e aprovar seu estatuto.

Haverá transmissão e participação online, através de comentários e votações, via grupo no Facebook, criado especificamente para esta assembleia, no qual constarão todas as informações referentes à pauta e orientações práticas para participação online.

 
 
LINK PARA TRANSMISSÃO AO VIVO: http://tvled.egc.ufsc.br/aovivo/ 

LINK PARA O GRUPO NO FACEBOOK:https://www.facebook.com/groups/1478726909039353


Obs.: Problemas como cookies e navegador podem surgir, por isso pedimos a todos que testem com antecedência para que a transmissão e participação seja eficaz.

Como chegar no laboratório: http://www.led.ufsc.br/images/upload/mapa_full.jpg

Como chegar no auditório 
http://www.led.ufsc.br/index.php/contato 

(Prédio azul atrás do Centro de eventos da UFSC)


ORIENTAÇÕES PRÁTICAS

*** TRANSMISSÃO

A transmissão será via streaming, para aqueles que não poderão comparecer fisicamente, precisam do seguinte:

- Abra com seu navegador o link http://tvled.egc.ufsc.br/aovivo/ 

- Faça um teste previamente, pois talvez seu navegador exija a instalação de um plugin. Se for necessário, instale-o com antecedência e teste novamente.

O sinal de que está funcionando é visualizar a tela em execução.

*** INTERAÇÃO: OPINIÃO E VOTO

A solução de streaming é como uma transmissão de TV aberta, impedindo a interação direta.

O facebook é gratuito por isso organizamos de uma forma que fique claro e de fácil acesso.

Adicionaremos todos os membros que tiverem interesse. 

Para aqueles que utilizam nomes artísticos ou outra nomeação, por favor enviem seus perfis do facebook para incluirmos.

*** PARA OPINAR

Os pontos que forem discutidos na pauta serão postados no grupo no mesmo instante em que são relatados em assembleia.

Todos pelo perfil do secretário eleito na assembleia. 

As opiniões dos espectadores deverão ser postadas nos comentários das postagens e serão lidas em assembleia para debates.

*** PARA VOTAR

Todos os pontos de pauta para votação serão colocados escritos detalhadamente no grupo no formato enquete, com as opções a serem assinaladas.

*** ATENÇÃO

- Cada pessoa poderá incluir apenas um perfil.

- Não serão aceitas votações, nem inclusão de opinião por outros meios que não sejam o grupo.

- Após o encerramento de votação, não serão consideradas mudanças de votos.
Escrito por André Gevaerd, 01/08/2014 às 15h01 | andre@cineramabc.com

publicidade





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br