Jornal Página 3
Coluna
CINERAMA BC
Por André Gevaerd

Cineramabc procura profissionais para produção


Cineramabc procura profissionais para integrar equipe de curta-metragem que será filmado em Balneário Camboriú e Região.

Estão sendo procurados profissionais e serviços em diferentes áreas:

- Arte (Assistente, Estagiário, Maquiador de Efeitos, Desenhista/Artista)
- Direção (Estagiário)
- Fotografia (Assistente de Câmera, Loger, Eletricista, Maquinista)
- Produção (Assistente, Estagiário)
- Finalização (Montador, Assistente de Montagem, Finalizador)
- Alimentação, Hospedagem e Transporte

Caso tenha interesse envie sua apresentação/currículo e contatos para
contato@cineramabc.com .

O curta-metragem Valentina será dirigido por André Gevaerd e conta a história de uma menina que, após a morte da mãe, cria um planeta fictício no jardim de casa. O mundo dela muda com a chegada de Francisco, um garoto argentino, que acaba de perder seu irmão menor. O encontro dos dois é o início de uma bela amizade e discussões fantásticas sobre temas importantes como a vida e a morte.

O projeto tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú – Fundação Cultural de Balneário Camboriú - LIC/BC.


Escrito por André Gevaerd, 13/10/2014 às 10h29 | andre@cineramabc.com

publicidade

Últimas vagas para Oficina de Interpretação e Direção de Atores


O Cineramabc oferece o segundo módulo da oficina “Um Olhar do Ator para o Cinema”.
Além de abordar importantes noções de interpretação e trabalho com a câmera, neste novo módulo serão gravadas cenas curtas que poderão servir de portfólio para os participantes. São vagas para atores iniciantes e profissionais que buscam experiência em atuação para Cinema e Televisão e também para ouvintes que queiram desenvolver o oficio da Direção de Atores.



A oficina é instruída por Ivo Müller, ator catarinense indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim e atualmente em cartaz em SP com a peça “Doze Homens e Uma Sentença”, indicada pela Revista Veja SP e RJ, Folha de SP e O Estado de SP como uma das melhores da temporada.



As inscrições para o segundo módulo podem ser feitas através  do e-mail contato@cineramabc.com . O interessado deve enviar uma foto, nome completo, idade,
nº de identidade (RG ou CPF), telefone e e-mail para contato. 

Garanta sua vaga!

Para maiores informações, como conteúdo, valores e datas, acesse: www.cineramabc.com 



Escrito por André Gevaerd, 08/10/2014 às 16h16 | andre@cineramabc.com

publicidade

Mostra de Cinema Argentino Contemporâneo em Florianópolis



Outubro em Floripa tem Mostra de Cinema Argentino Contemporâneo organizado pelo Consulado Argentino em parceria com a Fundação Badesc, todas as terças as 19h. Os quatro filmes fizeram grande sucesso na Argentina e no Brasil em 2013.

7 de outubro, 19h - Tese sobre um homicídio
(Tesis sobre un homicidio) De Hernán Goldfried.
Argentina/Espanha, 2013. 106min. Suspense. 12 anos.
Com Ricardo Darín, Natalia Santiago, Alberto Ammann.
Professor de direito da Universidade de Buenos Aires fica obcecado por assassinato possivelmente cometido por um de seus alunos.


(Ricardo Darín protagoniza Tese sobre um homicídio, segundo longa-metragem de Hernán Goldfried)


14 de outubro, 19h - Dois irmãos
(Dos hermanos) De Daniel Burman.
Argentina, 2010. 105min. Comédia. 14 anos.
Com Graciela Borges, Osmar Núñez, Rita Cortese.
Após a morte da mãe, velho casal de irmãos em pé de guerra tenta seguir cada um o seu caminho, mas não conseguem sair um da vida do outro.

21 de outubro, 19h - Infância clandestina
(Infancia clandestina) De Benjamín Ávila. Argentina/Espanha/Brasil, 2012.
Drama. 112min. 14 anos. Com Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, César Troncoso.
Menino vive clandestinamente com outro nome, assim como seus pais e tio. Na escola descobre o amor que também tem de manter em sigilo.


(Drama autobiográfico, Infância Clandestina foi o escolhido para representar a Argentina no Oscar de 2013)


28 de outubro, 19h - Um conto chinês
(Un cuento chino) De Sebastián Borensztein. Argentina/Espanha, 2011. Comédia. 93min. 12 anos. Com Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Ignacio Huang.
Rabugento dono de uma casa de ferragens precisa ajudar um chinês em apuros que não fala uma palavra em espanhol.

 

Escrito por André Gevaerd, 06/10/2014 às 10h59 | andre@cineramabc.com

publicidade

Últimos dias para as inscrições nas Oficinas CINERAMABC!

 


O Cineramabc oferece as oficinas "Um Olhar do Ator para o Cinema - Interpretação e Direção de Atores para Cinema e TV” e "Iniciação para Atores – Infantil e Infanto-juvenil”, a segunda com patrocínio da FCBC. As duas oficinas abordam importantes noções de interpretação e sobre o trabalho com a câmera. Instruídas por Ivo Müller, ator catarinense indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim, têm objetivo de estimular atores iniciantes ou profissionais a buscar um caminho para a atuação no teatro, cinema e televisão.

 

As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato@cineramabc.com . O interessado deve enviar uma foto, nome completo, idade, nº de identidade (RG ou CPF), telefone e e-mail para contato. Garanta sua vaga com antecedência, pois as oficinas estão sujeitas a lotação.

 

Para maiores informações, acesse: www.cineramabc.com

 


Escrito por André Gevaerd, 23/09/2014 às 11h23 | andre@cineramabc.com

publicidade

Um Olhar do Ator para o Cinema - Oficina de interpretação e direção de atores para Cinema e TV

Oficina de interpretação e direção de atores para Cinema e TV
Com Ivo Müller

Balneário Camboriú
Setembro / Outubro
2014

A oficina aborda importantes noções sobre interpretação para trabalho com câmera. Contando ou não com a figura de um preparador de elenco, o ator deve ter um caminho próprio, único e individual para trabalhar com a direção do filme, série ou novela.
O objetivo da oficina é estimular atores, diretores e participantes em geral a valorizarem as referências e os mestres, desde que esses modelos apontem caminhos para a liberdade da criação individual. Será realizada uma gravação no segundo módulo da oficina (opcional).

Público Alvo: Aberta para interessados em geral, atores experientes, atores iniciantes, diretores
Idade: a partir de 14 anos

Módulo 1:
Carga Horária: 16 Horas
Datas: de 29 de Set a 02 de Out
Horário: 18h30 às 22h30
Custo: R$12 hora/aula = total de R$192

Módulo 2:
Carga Horária: 20 Horas
Datas: de 20 a 24 de Out
Horário: 18h30 às 22h30
Custo: R$12 hora/aula = total de R$240

Módulo 1 e 2 combinados:
Carga Horária: 36 Horas
Datas: de 29 de Set a 02 de Out e de 20 a 24 de Out
Horário: 18h30 às 22h30
Custo: R$8 hora/aula = total de R$360

Garanta a sua vaga com antecedência pois as oficinas estão sujeitas a lotação.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato@cineramabc.com . O interessado deve enviar uma foto, nome completo, idade, nº de identidade (RG ou CPF), telefone e e-mail para contato.



CONTEÚDO DO PROGRAMA

Módulo 1:
Estudo de referências – grandes atores e grandes atuações
O Corpo do Ator – cinema x teatro x tv
A primeira abordagem do roteiro
O trabalho com diálogos

Módulo 2:
Jogos de integração
A segunda abordagem do roteiro – Monólogos
O Mercado de trabalho

SOBRE IVO MÜLLER

Ivo Müller foi o único ator brasileiro a concorrer ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2012, com o premiado filme Tabu, do português Miguel Gomes. Escreve sobre cinema para os jornais do Grupo RBS e é professor de interpretação e direção de atores da Escola Livre de Cinema Inspiratorium. Foi ator no CPT, do diretor Antunes Filho, e no Grupo Tapa, dirigido por Eduardo Tolentino, dois dos maiores encenadores do país.

Seus trabalhos mais recentes são: O Negócio (HBO), A Menina Sem Qualidades (MTV), Califórnia, de Marina Person (2015) e Lascados, de Vitor Mafra (2014). É um dos protagonistas, junto com Chico Diaz e Sandra Corveloni, do filme Oração do Amor Selvagem (estreia em 2015), longa de Chico Faganello.


Site: www.ivomuller.com.br

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

O que é o estudo de referências?
Vamos assistir e analisar o trabalho de alguns atores, seus grandes momentos no cinema.
As linguagens teatrais e audiovisuais caminham juntas no mundo contemporâneo, por isso, é importante que atores assistam a muitos filmes, conheçam os atores, seus estilos, sua época e suas máscaras.
Conhecer atores que podem servir de modelo e também de antimodelo para seu trabalho.
Deixamos espaço aberto para os alunos se manifestarem na discussão, mas direcionamos a conversa, apontando elementos que vamos usar depois.
Essas serão as primeiras quatro horas de aula.
Se as discussões renderem, mostramos mais cenas.

Quais atores vamos estudar?
Isso pode variar, mas vamos ver com certeza:
Renée Jeanne Falconetti (dirigida por C.T. Dreyer), Liv Ullman (dirigida por Ingmar Bergman), Marlon Brando, Bette Davis, Ricardo Darín, entre outros mais conhecidos quando sobra tempo.
Atores brasileiros: Matheus Naschetergale e o João Miguel.

Preciso ver os filmes antes?
Não, não é necessário.

Vamos fazer exercícios práticos?
Sim, mas não é obrigatório. O ideal é que pelo menos 50% da turma faça os exercícios dessa segunda e/ou terceira aula, quando vamos trabalhar o Corpo do Ator. Os alunos que não quiserem fazer essa parte serão ouvintes.
Para isso, tragam roupas soltas e leves, como calça de moletom.
Jeans, salto, etc, não servem para a oficina.

Quais são os exercícios?
Isso pode variar de turma para turma. Em geral, vamos trabalhar exercícios sugeridos pelo ator e preparador Harold Guskin, pouco conhecido por aqui (preparou Glenn Close, Matt Dillon, James Gandolfini, da Família Soprano).
Em especial o que ele chama de tirar o texto da página, que consiste num exercício de respiração quando se estuda o roteiro.
Fazemos também um exercício conhecido como repetition, do preparador Sanford Meisner. Não vamos trabalhar nenhum dos métodos como regra geral, pois a oficina estimula criação de método próprio de estudo, ou seja, aponta caminhos para que os atores experimentem.
Acabei de fazer um curso com o diretor russo Sergey Zemtov, sobre Stanislavki nos dias atuais. Pretendo usar alguns dos exercícios nessas aula também.
Isso toma grande parte da oficina e inclui a preparação de cenas curtas e a discussão delas.
Jamais vamos pegar o texto, decorar e apresentar. As cenas já estão inseridas no contexto dos exercícios, são estudadas de maneira orgânica e divertida.

Como vamos trabalhar com roteiro?
Levamos cenas já impressas, mas os alunos podem trazer seus trechos favoritos também. Caso o filme/ série seja em inglês, sugerimos uma adaptação do texto da legenda.
IMPORTANTE – se você trouxer uma cena, venha com o texto impresso, NUNCA decorado.
Os exercícios de abordagem do roteiro estão integrados com a prática de corpo, como descrevemos acima.

Por que uma oficina de arte deve falar de mercado?
Com o crescimento das ofertas de trabalho em cinema e seriados de tv, é importante saber como funciona um set, as funções de cada profissional, a relação com a direção e os assistentes.
Saber o papel de um produtor de elenco, a diferença entre produtor de elenco e agente.
O cinema é uma arte industrial. Mesmo filmes autorais tem processos que envolvem muitos profissionais, que devem estar preparados para desempenhar bem o seu papel. Quando o filme está pronto, existe toda uma cadeia de distribuidores e exibidores.
É importante ter noções sobre o que envolve o trabalho do ator nessa cadeia.

A oficina é aberta para público em geral. A turma não fica muito heterogênea, com gente experiente e sem experiência?
No set, muitas vezes você trabalha com atores de diferentes escolas, que passaram por experiências completamente distintas em trabalhos anteriores.
Quanto mais heterogênea, mais rica. No cinema, há atores mais jovens, pouco experientes, atores formados, atores que já fizeram filmes, figurantes, elenco de apoio, participações.
Um ator deve ajudar o outro. Uma grande atuação é feita com trabalho coletivo.
Caso a turma seja heterogênea, levo isso para a oficina, como se fosse o set. A gente simula isso trabalhando com atores mais experientes e menos inexperientes. Isso é muito rico. Faz parte do trabalho ter essa flexibilidade.
Alguns conceitos parecem básicos. Mas grandes atores estão sempre estudando, fazendo reciclagem de ideias. Conhecendo novos métodos e artistas.

Como será a gravação de cena?
Na segunda etapa da oficina, vamos falar do que chamo “o caminho do ator”. Da preparação individual, passando pela escolha do elenco, ao momento da filmagem.
Talvez simule um teste de elenco, vou sentir isso com a turma. Participa quem quer.
Quero falar também das participações no cinema e em tv.
- aqui vou citar trechos do livro de entrevistas do crítico Laurent Tirard, em que grandes diretores de cinema dão sua opinião sobre: escolha de elenco, a maneira que cada um enxerga a direção dos atores.



Para maiores informações acesse: www.cineramabc.com.br
 

 

Escrito por André Gevaerd, 09/09/2014 às 14h27 | andre@cineramabc.com

publicidade

Oficina de Iniciação para Atores - Infantil e Infantojuvenil

Oficina de interpretação infantil e infanto-juvenil para cinema e televisão
Com Ivo Müller

Balneário Camboriú
Setembro / Outubro
2014

A oficina aborda a iniciação do trabalho como ator para público infantil e infanto-juvenil. Jogos lúdicos serão a base do estudo, que estimula jovens e crianças a buscar, no ato de brincar, um caminho de atuação para o teatro, cinema e televisão.
Os chamados jogos teatrais despertam a busca por método de próprio de trabalho, baseado não em modelos externos, mas na personalidade de cada um.

Voltada para a realização do curta-metragem Valentina, de André Gevaerd – atores e não-atores até 10 anos – e conta com o patrocínio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú – LICBC.

Público Alvo: Aberta para interessados em geral, atores mirins, atores iniciantes
Idade: entre 06 e 10 anos
Carga Horária: 30 Horas
Datas: de 29 de Set a 02 de Out e de 20 à 24 de Out
Horário: 09h00 às 12h00
Custo: Gratuito

Garanta a sua vaga com antecedência pois as oficinas estão sujeitas a lotação.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato@cineramabc.com . O interessado deve enviar uma foto, nome completo, idade, nº de identidade (RG ou CPF), telefone e e-mail para contato.

CONTEÚDO DO PROGRAMA

Módulo 1 (de 29 de Set a 02 de Out):
Jogos de Integração
O Corpo do Ator
Improvisação

Módulo 2 (de 20 à 24 de Out):
Jogos Teatrais com a Temática do filme Valentina
A abordagem do roteiro
Gravação de cenas

SOBRE IVO MÜLLER

Ivo Müller foi o único ator brasileiro a concorrer ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2012, com o premiado filme Tabu, do português Miguel Gomes. Escreve sobre cinema para os jornais do Grupo RBS e é professor de interpretação e direção de atores da Escola Livre de Cinema Inspiratorium. Foi ator no CPT, do diretor Antunes Filho, e no Grupo Tapa, dirigido por Eduardo Tolentino, dois dos maiores encenadores do país.

Seus trabalhos mais recentes são: O Negócio (HBO), A Menina Sem Qualidades (MTV), Califórnia, de Marina Person (2015) eLascados, de Vitor Mafra (2014). É um dos protagonistas, junto com Chico Diaz e Sandra Corveloni, do filme Oração do Amor Selvagem (estreia em 2015), longa de Chico Faganello. 


Site: www.ivomuller.com.br

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

Vamos fazer exercícios práticos?
Sim. O ideal é que pelo menos 50% da turma faça os exercícios dessa segunda e/ou terceira aula, quando vamos trabalhar o Corpo do Ator. Os alunos que não quiserem fazer essa parte serão ouvintes.
Para isso, tragam roupas soltas e leves, como calça de moletom.
Jeans, salto, etc, não servem para a oficina.

Quais são os exercícios?
Isso pode variar de turma para turma. Em geral, vamos trabalhar exercícios sugeridos pelo ator e preparador Harold Guskin, pouco conhecido por aqui (preparou Glenn Close, Matt Dillon, James Gandolfini, da Família Soprano).
Em especial o que ele chama de tirar o texto da página, que consiste num exercício de respiração quando se estuda o roteiro.
Fazemos também um exercício conhecido como repetition, do preparador Sanford Meisner. Não vamos trabalhar nenhum dos métodos como regra geral, pois a oficina estimula criação de método próprio de estudo, ou seja, aponta caminhos para que os atores experimentem.
Vamos fazer também alguns jogos de integração ou jogos teatrais, que estimulam o estudo do roteiro na negativa, ou seja, buscando tudo o que o personagem não é. E também trabalhar o texto com o absurdo – ir para o oposto da primeira ideia, o que amplia as possibilidades de interpretação.
Isso toma grande parte da oficina e inclui a preparação de cenas curtas e a discussão delas.
Jamais vamos pegar o texto, decorar e apresentar. As cenas já estão inseridas no contexto dos exercícios, são estudadas de maneira orgânica e divertida.

Como vamos trabalhar com roteiro?
Levamos cenas já impressas, mas os alunos podem trazer seus trechos favoritos também. Caso o filme/ série seja em inglês, sugerimos uma adaptação do texto da legenda.
IMPORTANTE – se você trouxer uma cena, venha com o texto impresso, NUNCA decorado.
Os exercícios de abordagem do roteiro estão integrados com a prática de corpo, como descrevemos acima.

Por que uma oficina de arte deve falar de mercado?
Com o crescimento das ofertas de trabalho em cinema e seriados de tv, é importante saber como funciona um set, as funções de cada profissional, a relação com a direção e os assistentes.
Saber o papel de um produtor de elenco, a diferença entre produtor de elenco e agente.
O cinema é uma arte industrial. Mesmo filmes autorais tem processos que envolvem muitos profissionais, que devem estar preparados para desempenhar bem o seu papel. Quando o filme está pronto, existe toda uma cadeia de distribuidores e exibidores.
É importante ter noções sobre o que envolve o trabalho do ator nessa cadeia.

Como será a gravação de cena?
Na segunda etapa da oficina, vamos falar do que chamo “o caminho do ator”. Da preparação individual, passando pela escolha do elenco, ao momento da filmagem.
Talvez simule um teste de elenco, vou sentir isso com a turma. Participa quem quer.
Quero falar também das participações no cinema e em tv.
- aqui vou citar trechos do livro de entrevistas do Laurent Tirard, em que grandes diretores de cinema dão sua opinião sobre: escolha de elenco, a maneira que cada um enxerga a direção dos atores.
O trabalho de gravação de cenas será realizado por um cinegrafista, que virá num dia específico. A gravação é opcional e o material pode servir como portifólio para os alunos que se sentirem preparados para expor o que estudaram.



Para maiores informações acesse: www.cineramabc.com.br

 

 

Escrito por André Gevaerd, 09/09/2014 às 11h32 | andre@cineramabc.com

publicidade





1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br