Jornal Página 3
Coluna
Cervejudas
Por Camila Utech

Cerveja todo o dia pode?


Poooode!!! Apesar de algumas dietas restringirem o consumo de cerveja, talvez você não saiba, mas ela faz muito bem para a saúde! Assim como outras bebidas fermentadas tem diversos componentes que auxiliam a manter nosso organismo em dia. Para aproveitar seus benefícios, o consumo nunca deve ultrapassar 1 litro ao dia para homens e meio litro para mulheres, isso se tratando de uma cerveja com aproximadamente 5%ABV (teor alcoólico). Os dados que iremos apresentar são referentes a cervejas artesanais, as quais não possuem adição de conservantes e não passam por processos para retirada de proteínas nem polifenóis (que são os processos para deixa-la mais límpida).

Vejamos por quê:

Digestibilidade, de baixa caloria (isso mesmo!), baixo teor de açúcares, moderada acidez (pH 4,5), moderado teor alcoólico, possui carboidratos e proteínas de fácil digestão além da presença de importantes aminoácidos. Um copo de 200 mL tem em média 85 kcal.

Fonte de Vitaminas como o Ácido fólico que estimula o crescimento celular e é necessário na formação de hemoglobina, mantendo o DNA intacto e influenciando o metabolismo de homocisteína que previne as doenças cardiovasculares e de circulação. Também contém outras Vitaminas do complexo B, que tonificam o cérebro, nervos e músculos, otimizando o metabolismo e ajudando na formação de colágeno (hello meninas!), influencia na formação de pigmentação e fornece proteção contra a radiação UV.

Lúpulo, usado como medicamento desde a antiguidade pelos gregos, romanos e árabes. Possui propriedades como sedativo, antibiótico, digestivo e antioxidante. As substâncias presentes no lúpulo agem preventivamente contra as doenças baseadas nos processos oxidativos. Um litro de cerveja contém tanto antioxidante quanto 4/5 porções de fruta. Falando em antioxidantes, os polifenóis, presentes tanto no lúpulo quanto no malte, previnem o envelhecimento, pois eliminam os radicais livres e protegem o coração. São aqueles compostos responsáveis por propagar a fama de que uma taça de vinho por dia faz bem a saúde. Pois bem, esses compostos também estão presentes na cerveja, mas não esqueça que estamos falando das artesanais.

Álcool em pequenas doses melhora o nível de colesterol bom e dilata os vasos sanguíneos. Induz a produção de ácidos gástricos, que facilitam a digestão além de reduzirem os riscos de cálculos renais. A pessoa que assume um moderado consumo de álcool é menos deprimida do que a abstêmia e mostra um nível superior de desempenho mental.

Existem inúmeros outros benefícios que a cerveja nos traz, mas acredito que já mostramos motivos suficientes para tomar aquela cerveja! Então bora lá que o final de semana está apenas começando.

Vale lembrar que além dos inúmeros benefícios a saúde, a cerveja é também um lubrificante social. Afinal nunca fizemos amigos bebendo leite, não é?

Cheers!

P.S.:Vale lembrar que o consumo excessivo de álcool pode trazer prejuízos sociais, psicológicos e uma série de doenças que todo mundo já está careca de saber. Então beba menos, mas beba melhor!

 

Escrito por Camila Utech, 05/11/2016 às 11h30 | Milautek@gmail.com

publicidade





publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie no Página 3 - Normas de Uso
© Desenvolvido por Página 3

Endereço: Rua 2448, 360 - Balneário Camboriú - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br