Jornal Página 3
Coluna
Bem Temperada
Por Fernanda Schneider

Arroz frito com vegetais

 

Esses dias fui num restaurante vegano de um amigo e experimentei um arroz frito com vegetais delicioso. Ele me explicou que sempre prepara o arroz com um dia de antecedência, o que confere mais sabor ao prato. Gostei tanto, que dois dias depois resolvi testar em casa. Não lembrava exatamente os vegetais da receita, então usei o instinto e acertei.

Preparei o arroz puro ao meio dia, reservei e preparei o prato a noite para a janta. Para uma porção que serviu cinco pessoas usei: 1 xícara e meia de arroz integral, 10 dentes de alho, três cebolas médias, 20 vagens, 1 abobrinha grande, 1 maço de brócolis ,1 cenoura grande (todos vegetais picadinhos), 2 pimentões verdes pequenos em tirinhas, azeite de oliva e bastante amendoim triturado no liquidificador, o que para mim, dá o grande toque.

Facinho: Cozinhe por uns minutinhos o brócolis, a cenoura e a vagem (não devem ficar moles) e reserve. Frite num pouco de azeite a abobrinha até ficar bem moreninha e reserve. Frite o alho e a cebola + o pimentão até dourar e acrescente o arroz e deixe pegar gosto e sabor. Por fim, junte todos os vegetais, tampe a frigideira durante uns cinco minutos e finalize com o amendoim e um fio de azeite por cima. Salsinha para enfeitar. Fica sensacional!

Um prato simples, saudável e muito barato. Experimenta!

Escrito por Fernanda Schneider, 21/01/2016 às 15h41 | fernanda@pagina3.com.br

publicidade

Uma banana pra vc!

A banana, fruta nossa que nunca falta nas quitandas da vida, além de gostosa, é rica em vitaminas e potássio e tem várias propriedades, entre elas, beneficia músculos, atua contra problemas estomacais, é aliada no tratamento contra anemia e proporciona bem estar, porque possui triptofano.


Eu gosto de comer banana de vários jeitos: pura, assada no forno com canela salpicada por cima, com granola ou aveia, em forma de sopa (de banana verde, já passei aqui anteriormente), misturada no iogurte...


Abaixo eu deixo uma receita de bolinho de banana, fácil e saborosa. Experimenta!
Bata no liquidificador ou no mixer:
- duas bananas nanicas maduras picadas;
- 2 ovos;
- 1/2 xícara de açúcar demerara, orgânico, mascavo ou o que você tiver;
- 1/4 xícara de óleo de coco, azeite, óleo de canola ou outro e sua preferência.

Numa tigela a parte, misture:
- 1 xícara de aveia em flocos finos
- canela em pó (quanto achar que fica bom, eu coloco mais ou menos 1 colher de café)
- 1/2 colher de sobremesa de fermento em pó

Pronto, agora é só juntar a mistura seca com a mistura líquida e distribuir em forminhas.  Sabe aquelas de de silicone? Rende cerca de 12 bolinhos bem certinho.

Leve ao forno pré aquecido em 180 graus por 25 minutos. Nham!

Escrito por Fernanda Schneider, 20/08/2015 às 15h49 | fernanda@pagina3.com.br

publicidade

Risoto rápido de abobrinha

Risoto é das coisas mais fáceis e versáteis de se fazer. Um bom risoto se faz com arroz arbóreo, mas eu ultimamente tenho feito com arroz cateto(tipo de arroz integral) e fica bom igual. Regra geral, recomenda-se que o cozinheiro fique ao lado do risoto, mexendo o arroz com os ingredientes, incorporando sabor, etc etc. A receita abaixo é diferente, super prática e acreditem, fica deliciosa. 

Para duas pessoas você precisa de:
1 abobrinha grande cortada em cubinhos pequenos
1 xícara cheia de arroz cozido al dente
3 ou 4 dentes de alho picadinhos
1/2 col. Chá de curry
1 limão pequeno
5 col. sopa de leite de côco ( a gosto)
Azeite de oliva qb

Cozinhe o arroz al dente e reserve. Refogue a abobrinha no alho, até ficar bem tostadinha. Misture no arroz cozido, acrescente o curry, esprema o suco do limão e finalize com o leite de côco. Deixe a panela fechadinha por uns cinco minutos e sirva regado com azeite de oliva.

PS : ao invés do leite de côco, dá para usar apenas parmesão ralado ou gorgonzola em pedacinhos na finalização, já experimentei os dois e fica delícia também. 

PS2: Esses dias acrescentei uma linguiça calabresa cortada em cubinhos refogada junto com a abobrinha e o alho. Ficou demais, só que aí sugiro cortar o curry, que na minha opinião não é exatamente uma combinação perfeita. 

PS 3: Eu faço apenas o risoto, mas se você quiser um complemento, um bife bem passadinho cai bem.

PS 4: Peço desculpas a quem acompanha minhas receitinhas, tirei uns dias de férias e deixei o computador de lado. 

 

 

 

Escrito por Fernanda Schneider, 07/08/2015 às 17h26 | fernanda@pagina3.com.br

publicidade

A versátil Batata Rösti

 

Então você abre a geladeira e percebe que tem meia dúzia de batatas, um maço de brócolis e umas cebolas. Pronto, faça um banquete. Já ouviu falar em batata rösti ou batata suíça? Simples, nutritiva e bastante versátil, porque a batata combina com vários recheios.

Faz assim:
Quatro batatas grandes descascadas e raladas no ralo grosso. Depois de raladas, aperte contra um pano para escorrer a água, acrescente sal e pimenta a gosto ou qualquer outro tempero de sua vontade. Reserve.
Uma cebola cortada em cubinhos pequenos e refogadinha no azeite. Depois de dourar a cebola, acrescente o brócolis picadinho e refogue também.


Unte uma frigideira (se for antiaderente, sem óleo claro), e despeje a metade daquela batata ralada, vá arrumando com uma espátula e a batata vai se unindo, ficando tostadinha, despeje por cima o recheio e cubra com o que sobrou da batata ralada. Agora vá moldando e use aquela velha técnica, coloque um prato grande e vire a batata no prato, para dourar bem dos dois lados. Pronto! Delícia!

PS - A quantidade acima serve bem duas pessoas, até três dependendo da fome. 

PS2 - Para quem gosta, queijo cai super bem nessa receita, é só acrescentar no recheio. Gosto particularmente do provolone. 

PS3 - Carne e frango também casam muito bem. Dá para usar o que sobrou de uma outra refeição. :)

 

Escrito por Fernanda Schneider, 16/07/2015 às 10h43 | fernanda@pagina3.com.br

publicidade

Xarope caseiro para tosse

O frio tá fuerte e o que tem de gente tossindo não é mole! Segue aqui uma receita de xarope para tosse da Pat Feldmann, culinarista que eu gosto muito. Para esse xarope use preferencialmente ingredientes orgânicos e comprove: o alimento é remédio!

Você vai precisar de:

1 maço de agrião orgânico
1 xícara rasa de mel
sumo de 1 limão

Faz assim:
Leve o agrião picado (folhas e talos) ao fogo muito baixo com 1/4 de xícara de água filtrada durante cerca de 20 minutos. Panela tampada!
Passado esse período as folhas de agrião murcham e soltam todo o líquido. Transfira o agrião cozido mais o líquido para o liquidificador, juntando o mel e o limão. Bata muito bem até obter uma mistura o mais homogênea possível.
Guarde em um recipiente de vidro com tampa na geladeira e tome uma colher de sopa a cada duas horas.

 

Escrito por Fernanda Schneider, 02/07/2015 às 11h19 | fernanda@pagina3.com.br

publicidade

Mujadarrah: O incrível arroz com lentilhas!

 

 

Hoje a dica é Arroz com lentilha e cebola frita ou 'Mujadarrah' nome original árabe dessa gostosura, que é freqüente aqui em casa, especialidade do meu pai, facinho de fazer e super saudável. 


Para quatro pessoas, você precisa de:

Azeite de oliva qb, sal qb
2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
1 xíc.e meia de arroz de sua preferência
500 gr.lentilha
Sal e pimenta a gosto


Faz assim:
Cozinhe a lentilha e reserve. Doure a cebola e reserve. Depois que o arroz estiver sequinho, vá acrescentando a lentilha (sem nenhum caldo) e a cebola. Depois de tudo misturado, finalize com mais cebolas douradinhas por cima. Pronto para servir. Incrível de bom.

PS – A cebola dá o grande toque ao prato. Quanto mais, melhor.

Salada perfeita para acompanhar
Corte dois pepinos japoneses em rodelas bem fininhas, misture com um copo de iogurte natural e uma pitada de sal.
 

Escrito por Fernanda Schneider, 26/06/2015 às 16h30 | fernanda@pagina3.com.br

publicidade

1 2 3 4

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Fale Conosco - Anuncie neste site - Normas de Uso
© Desenvolvido por Pagina 3

Endereco: Rua 2448, 360 - Balneario Camboriu - SC | Telefone: (47) 3367-3333 | Email: jornal@pagina3.com.br